Portugueses entre os viajantes que mais amizades fazem
Os portugueses estão entre os viajantes que mais amizades fazem quando visitam um país estrangeiro. Num inquérito levado a cabo pela cadeia de hotéis Mercure e pelo instituto TNS Sofres sobre a amizade, 61% dos portugueses inquiridos revelou ter criado laços de amizade durante uma viagem.
O estudo realizado em 13 países revela também que 49% contacta os amigos durante as viagens, sendo que o meio de comunicação preferencial são as redes sociais. A Mercure afirma, por isso: “Viagens e redes sociais: dois pilares da amizade em 2015.”
As redes sociais são utilizadas também para organizar as férias, tal como o próprio Facebook sugere. Organizar itinerários, conhecer as opiniões de amigos de amigos que já estiveram nos locais em questão e até mesmo contactar pessoas dessas cidades. Ter um contacto local em caso de emergência ou alguém com quem sair também levam à utilização das redes sociais no momento de marcas férias ou viagens de trabalho.
O conceito é também afectado, então, não só pelas viagens mas também pela era da web 2.0, dois factores que podem aumentar o círculo de amigos, não só dos portugueses mas da generalidade das pessoas. Os japoneses são excepção já que apenas 11% afirmou fazer amizades quando em viagem.