Portugueses entre os europeus que consideram mais fácil usar soluções contactless
73% dos portugueses considera fácil a adaptação às tecnologias contactless. Segundo o Barómetro Europeu do Observador Cetelem, trata-se de um valor acima da média dos 15 países europeus analisados e que se fixou nos 66%.
O estudo lembra que este tipo de soluções sem contacto tornou-se mais presente no dia-a-dia dos consumidores graças à pandemia, mas que nem todas as pessoas poderão ter a mesma facilidade em utilizá-las. Apesar do “sim” ter sido abrangente, verifica-se que os mais novos (entre os 18 e os 34 anos) são os que acham mais fácil esta adaptação. Só depois surgem as faixas etárias dos 35 aos 49 anos (69%) e dos 50 aos 75 anos (62%).
Quanto ao tipo de tecnologias mais fáceis, a maior parte dos inquiridos aponta para as plataformas de compras online (79%), seguidas pelo acesso a informação (76%) pelos meios de pagamento contacless (74%). Os inquiridos referem ainda que as compras (73%) e tarefas diárias como gerir contas bancárias e tratar de burocracias (70%) ficaram simplificadas com soluções deste género.
Paradoxalmente, embora a maioria dos portugueses entrevistados considerar fácil a adaptação às tecnologias contactless, 58% não opta por estas soluções caso tenha escolha. Este número está em linha com a média europeia de 60%. Porquê? Porque são mais aqueles que não gostam de algumas das novas soluções (56%) do que aqueles que gostam (44%).