Portugueses elegem Marcas de Confiança e Personalidades do Ano. Da Cigala a Vasco Palmeirim

Já são conhecidos os vencedores da 22.ª edição do estudo “Marcas de Confiança”, elaborado pela revista Selecções do Reader’s Digest, que volta a eleger as 60 insígnias nas quais os portugueses mais confiam. Cigala, MEO, Sagres, ou Wells são algumas das que mereceram a distinção na área das marcas.

No que às “Personalidades do Ano” diz respeito, Filipe Froes (pneumologista), Vasco Palmeirim (apresentador) e Tony Carreira (músico) são os eleitos nas respectivas categorias, enquanto o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo é distinguido como “Personalidade Portuguesa do Ano”.

 

Nesta edição foram introduzidas oito novas categorias no modelo “pergunta aberta”, dando oportunidade aos consumidores nacionais de elegerem os seus favoritos espontaneamente. As marcas vencedoras passam a poder usar o selo “Marca de Confiança” durante um ano, como símbolo do seu reconhecimento e qualidade.

Segundo Maria do Carmo Diniz, responsável pelo “Marcas de Confiança, a adição das novas categorias nesta 22.ª edição prendeu-se com a vontade da iniciativa em «introduzir alguma dinâmica» ao estudo. Exemplo disso é a “Bebidas Vegetais”, «cujo mercado apresenta actividade crescente». Ainda assim, há outras que já se repetiram em anos anteriores, mas às quais quiseram «regressar para perceber como tinham evoluído em termos de percepção do consumidor».

De acordo com o estudo, 63% dos portugueses revela que o selo “Marcas de Confiança” associado a uma marca, seja em embalagens ou em peças publicitárias, transmite “mais alguma” confiança nessa marca. Sendo que 24% afirma que o selo confere “muito mais” confiança.

Para 51% dos inquiridos, a qualidade dos produtos da marca é o factor que gera mais confiança. O preço justo, a transparência e boa conduta são outros factores que levam os portugueses a confiar numa marca em detrimento de outra.

«Julgo que é do consenso geral que neste mundo turbulento em que vivemos, dominado pelas inúmeras crises, nos mais diversos domínios, a confiança é hoje, mais do que nunca, essencial a todos os níveis. Por isso, também, mais do que nunca, as marcas necessitam da confiança dos seus consumidores, assente na qualidade, na transparência, nas boas práticas, para que, em conjunto, possam prosseguir e evoluir», realça a responsável, em declarações à Marketeer.

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