Portugueses elegem as 66 marcas em que mais confiam. Rui Nabeiro é uma das personalidades do ano
Os portugueses elegeram uma vez mais as marcas e personalidades em que mais confiam, resultando na 24.ª edição do estudo “Marcas de Confiança”, da revista Selecções do Reader’s Digest. O estudo, que utiliza o método de “Pergunta Aberta”, apresenta este ano 9 novas categorias ao nível das marcas e introduz também as Instituições “Fundação”, “Museu” e “ONG”.
A profissão “Médico” continua a ser aquela onde os portugueses depositam mais confiança, seguida da profissão “Bombeiro” e “Professor”. Marcelo Rebelo de Sousa mantém a liderança enquanto político de confiança pelo nono ano consecutivo.
A Fundação Champalimaud, conhecida por inovar na ciência biomédica, é indicada como Instituição de Confiança na categoria “Fundação”. Quando o tema é Museus os portugueses depositam a sua maior confiança no Museu Nacional dos Coches (Lisboa). E num ano marcado pelo aumento do custo de vida, o Banco Alimentar Contra a Fome viu expressa a confiança dos portugueses enquanto “ONG/IPSS”.
Personalidades com mais confiança
Os cidadãos nacionais são também convidados a eleger as Personalidades de Confiança, com base no contributo e desempenho que tenham prestado na respectiva área.
No ano em que se comemoraram 30 anos do primeiro transplante hepático em Portugal, o médico cirurgião Eduardo Barroso é apontado como Personalidade de Confiança na categoria “Medicina”. Em “Música” é António Zambujo, autor e intérprete e que no ano passado havia recolhido a terceira maior votação, quem passa a ocupar o primeiro lugar do pódio.
José Rodrigues dos Santos, no “Jornalismo” e na “Literatura”, recebe por mais um ano a maior votação de confiança. Na “Moda”, Fátima Lopes continua a merecer a maior confiança. Na categoria “Empresário” Rui Nabeiro continua a merecer a confiança máxima dos portugueses.
60 marcas com distinção de confiança
São sessenta as marcas nas quais os portugueses mais confiam, este ano com a introdução de nove outras categorias: ar condicionado, calçado, gelados, limpeza de próteses dentárias, óculos de sol, produtos alimentares biológicos, produtos de cuidados para o corpo, programas de dieta e emagrecimento e vestuário.
Com esta distinção as marcas vencedoras passam a poder usar o selo “Marcas de Confiança” durante um ano, como símbolo do seu reconhecimento e qualidade. A edição deste ano revela, uma vez mais, que os portugueses continuam a confiar nas marcas nacionais e multinacionais com produção em Portugal, como por exemplo, Abreu, Branca de Neve, Cigala, Compal, Delta, Fula, Luso, Molaflex, Oliveira da Serra, Essilor, Nestlé, Nobre, Olá, Sagres ou Vulcano.