Portugueses desconfiam de detergentes ecológicos

A limpeza doméstica tem custos para o ambiente. Já é certo e sabido, garante a DECO Proteste. Mas como avaliamos esse impacto quando vamos comprar um detergente? A DECO Proteste realizou um inquérito para perceber como os consumidores portugueses encaram o problema. O estudo realizou-se, ainda, junto dos consumidores italianos, espanhóis e belgas, das associações congéneres naqueles países. E revelou dados semelhantes.

Para o consumidor nacional, o impacto causado por acção dos detergentes de uso doméstico no ambiente é uma preocupação: 70% dos inquiridos diz considerar este aspecto ao comprar. Mas, para 16%, essa preocupação pode ser determinante.

O estudo realizou-se no âmbito do projecto europeu Clean, que visa aumentar a consciência dos consumidores sobre o impacto ambiental dos detergentes de uso doméstico, para que possam reconhecer alegações enganadoras e práticas comerciais menos leais destes produtos.

Mas, se 70% reconhece o impacto ambiental, só 12% se considera bem informado sobre o assunto. E serão os mais velhos: os consumidores entre os 25 e os 39 anos de idade são os que se dizem menos informados sobre este problema.

Criações de marketing para esconder poluição

Os consumidores, em geral, são muito cépticos quanto às alegações das marcas sobre o impacto no meio ambiente: 59% dos inquiridos diz que essas alegações são estratégias de marketing para esconder o verdadeiro grau de poluição com origem nos seus produtos. Já em relação à ideia, no inquérito, de que as alegações das marcas são certificadas ou verificadas pelas autoridades, 49% discorda, enquanto 22% concorda.

Os consumidores exigem uma informação mais transparente e mais clara a este respeito. Para 93% dos inquiridos nacionais, deveria haver uma uniformização da apresentação do impacto ambiental dos detergentes, seja através de logótipos, seja de cores específicas nos rótulos, por exemplo. Até porque mais de metade (51%) nunca reparou na referência a sites específicos apresentados pelas marcas nos rótulos dos produtos, aos quais poderão recorrer para obter mais informação.

47% afirma já ter visto essa referência nos rótulos, mas nunca acedeu a essas páginas online, enquanto apenas 2% afirma ter visitado esses sites.

O impacto ambiental também é avaliado nos testes a detergentes. Pode consultar os comparadores de produtos para limpeza, roupa e loiça e dirigir melhor a sua escolha antes de comprar.

Até que ponto se sente informado sobre o impacto ambiental dos detergentes de uso doméstico?

Grafico 1

Os aspectos ambientais têm influência na decisão de compra de detergentes?

Grafico 2

Ficha técnica do inquérito

Entre 25 e 29 de Detembro, foi enviado um questionário via email a uma amostra da população portuguesa adulta entre os 25 e os 74 anos. No total, a DECO Proteste recebeu 621 respostas válidas, que foram ponderadas de acordo com o género, a idade, a região do País e as habilitações literárias dos inquiridos, por forma a reflectirem a realidade nacional.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...