Portugueses criam rede social para idosos. Plataforma está disponível em Portugal, Espanha e Brasil
Sioslife é o nome da nova rede social, dedicada especialmente aos idosos, criada por portugueses. Já no ar, a app dedica-se à promoção da inclusão social das pessoas mais velhas em instituições de cuidado.
A ageTech nacional com origem em Braga – que levantou no ano passado uma ronda de 2,3 milhões de euros – disponibiliza uma solução tecnológica para facilitar o contacto e partilha de dados entre utentes, profissionais e cuidadores de mais de 600 instituições, num universo que já ascende os 16 mil utilizadores.
«Esta é uma rede social completamente diferente daquilo que conhecemos, destaca-se essencialmente pela interface de utilização super-simples, com apenas dois ou três toques no ecrã, é possível encontrar amigos na comunidade e estabelecer uma relação de amizade, com apenas mais um toque inicia-se uma videochamada e o dia destas pessoas muda por completo…isso vê-se no sorriso deles», explica, em comunicado, Jorge Oliveira, CEO e fundador da startup.
A partir de agora, qualquer pessoa, num dos mais de 600 Lares, Centros de Dia, Serviços de Apoio Domiciliário ou em projectos na comunidade (em Portugal, Espanha ou Brasil), com a tecnologia Sioslife, e que tenha amigos ou familiares noutras instituições já pode, de forma simples, encontrar essas pessoas na comunidade e estabelecer ligação ou simplesmente descobrir novas amizades.
A Sioslife permite também interagir com a rede de cuidadores profissionais/informais, comunicar através de chamada/videochamada e partilhar conteúdos multimédia, aceder a uma rede de serviços de cuidado, saúde e bem-estar e a conteúdos interactivos de estimulação cognitiva e física, assim como conteúdos de interesse como música e filmes, notícias, entre outros.
Para o CEO da startup bracarense, o objectivo desta nova rede social passa por trazer benefícios à saúde física e mental dos utilizadores. «A capacidade de conectar as pessoas mais velhas com os seus familiares e amigos foi sempre a pedra basilar do nosso sistema. A construção de uma rede social vem agora aprofundar esse objectivo, permitindo que os utilizadores possam conhecer novas pessoas e criar e manter relações de amizade e afectividade que contribuem para uma vida mais saudável e realizada.»