Portugueses criam plataforma de e-commerce solidária

MEO_rsUm grupo de jovens de Braga criou a eSolidar, uma plataforma de e-commerce onde qualquer pessoa pode vender os seus artigos novos e usados e encaminhar uma parte do lucro para instituições de solidariedade social.

A eSolidar “oferece ferramentas de fundraising, que tiram partido do poder do comércio electrónico num modelo de profit share, em que todos os envolvidos ganham uma parte do lucro”, explicam os seus promotores em nota de imprensa. “Na prática, para cada produto a transaccionar, o vendedor tem a possibilidade de definir uma percentagem do valor da venda – visível por qualquer pessoa – que reverta para uma instituição sem finalidade lucrativa à sua escolha”, acrescenta.

A plataforma permite ainda a qualquer organização sem fins lucrativos registar-se e criar a sua própria loja, disponibilizando leilões de experiências ou produtos exclusivos de organizações e celebridades. “Além disso, mesmo que o utilizador não queira comprar nem vender, poderá ajudar e ser recompensado por partilhar vendas solidárias, com a vantagem de receber 1% do valor da venda como recompensa, caso a transação seja efectuada a partir do link da sua partilha”, explicam os promotores.

O primeiro leilão solidário presente na plataforma intitula-se “Bola Solidária” e inclui a última bola utilizada no jogo entre Benfica e Olhanense, que valeu o 33.º título de campeão nacional aos “encarnados”, e que foi entregue pelo árbitro da partida, Carlos Xistra, à associação “O Mundo da Carolina”, bem como uma camisola oficial oferecida pelo clube lisboeta e autografada pelos jogadores. O leilão decorre até ao próximo dia 1 de Junho, sendo que o valor angariado destina-se à edição de um livro solidário cujas receitas revertem para a Acreditar, Aldeias SOS e APPACDM-Covilhã.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...