Portugueses compraram mais e gastaram mais nesta Black Friday
Nesta Black Friday, os portugueses compraram mais e gastaram mais também. São estas as conclusões da HiPay, plataforma de pagamentos digitais, que trabalha com marcas como a Delta, a IKEA, a Homa, Viagens Abreu, Castro Electrónica, iStore ou Mbit.
Face ao ano anterior, a HiPay Portugal processou mais 5% de pagamentos de clientes portugueses na passada sexta-feira, num total de 83.075 transacções, um crescimento que a plataforma apelida de “robusto”, atendendo às restrições de horário impostas às lojas físicas no ano passado, que contrastam com o mesmo período de 2021 em que não se verificaram quaisquer restrições aos horários comerciais.
Este aumento no número de transacções foi acompanhado por um crescimento em valor de 23%, correspondendo a um total de cerca de 5.244.000 euros face aos 4.058.000 euros de 2020. O crescimento do valor também foi superior durante a semana que antecedeu a Black Friday, sendo que a HiPay registou um crescimento de pagamentos de 11% face a 2020. Contudo, o número de transacções baixou cerca de 9%, o que indica que os portugueses este ano compraram menos, mas gastaram mais, neste período.
«Há cerca de um ano, as lojas físicas estavam obrigadas a fechar ao meio-dia. Por esta razão, muitos portugueses optaram por fazer as suas compras online. Este ano, mesmo sem restrições, notamos um crescimento inesperado de 23% na Black Friday. Este valor sugere que muitos dos portugueses que recorreram ao comércio electrónico por falta de alternativa ganharam o hábito de comprar online e que a Black Friday já está cimentada na mente dos retalhistas, comerciantes e também consumidores», refere Eduardo Barreto, CEO da HiPay em Portugal.