Portugueses compram mais em promoção
No ano de 2018, a venda de bens de grande consumo em promoção ascendeu aos 3,5 mil milhões de euros, um aumento face a 2017.
Os dados, de acordo com o estudo da Nielsen “Winning into the Promo Jungle”, registam um aumento de 300 mil euros em produtos em promoção comparativamente com o ano transacto. A categoria das cervejas brancas com álcool é a que regista maior predominância, com 70% das vendas a acontecerem via promoção.
Actualmente, Portugal, com 46%, é o quarto país da Europa com maior pressão promocional, num ranking liderado pela Eslováquia (55%). A título de comparação, Espanha regista apenas 16%.
Destaque para a eficiência promocional que se situa nos 46%. Quer isto dizer que a grande maioria dos players não está a adoptar as melhores estratégias promocionais, não se verificando ganhos substanciais com vendas por esta via.
De estudos realizados nos últimos anos, 32% das promoções beneficiaram os retalhistas e 25% foram favoráveis aos fabricantes. Apenas 17% tiveram uma influência positiva em ambas as partes.
Texto de Rafael Paiva Reis