Portugueses apostam mais no PPR. Foi o produto financeiro que mais cresceu
O Plano Poupança Reforma (PPR) foi o produto financeiro que mais cresceu em 2022. De acordo com dados do estudo “Basef Banca” da Marktest, havia 1 milhão e 297 mil indivíduos com PPR na vaga global de 2022.
Este número representa 16,5% do total de residentes no Continente com 15 e mais anos, bancarizados e que identificam o(s) banco(s) onde têm conta. Este valor é o 4.º mais elevado dos últimos 10 anos, tendo sido o produto financeiro que, em 2022, mais penetração ganhou face ao ano anterior.
O PPR encontra penetração superior à média do universo junto dos homens (18,8% face aos 14,4% das mulheres), da população entre os 35 e os 64 anos e dos indivíduos das classes sociais alta e média alta.
Os indivíduos entre os 25 e os 34 anos são os que apresentam maior taxa de posse de conta(s) poupança (46,4%), ao contrário dos indivíduos com mais de 64 anos (com 22,3%). Pelo contrário, as taxas de posse de PPR mais baixas são registadas junto dos mais jovens, dos residentes no Grande Porto ou no Sul e dos indivíduos das classes média baixa e baixa.