Portugueses apontam a Saúde como a principal prioridade do Governo
Os portugueses colocam a Saúde como a grande prioridade de actuação do actual Governo. Esta é a principal conclusão do Barómetro Político da Marktest de Maio.
A Saúde é a área mais mencionada, sendo referida por 37,6% dos inquiridos no estudo. “As mulheres, os indivíduos com mais de 34 anos, os residentes no Litoral Centro e os indivíduos das classes mais baixas são quem mais destaca a Saúde como prioridade”, refere a Marktest.
A segunda prioridade mais referida é a habitação, recolhendo as respostas de 15,7% dos inquiridos. Os mais novos, dos 18 aos 24 anos, colocam mesmo esta prioridade ao nível da Saúde, uma vez que ambas as áreas receberam 28% das menções deste target.
A economia foi a terceira prioridade identificada pelos inquiridos neste barómetro, tendo obtido 13,1% de referências. Esta prioridade ocupa a segunda posição entre os jovens dos 25 aos 34 anos e dos indivíduos dos 55 aos 64 anos, assim como entre os residentes no Interior Norte.
A quarta prioridade governativa mais referida foi a educação, com 5,9% de referências, seguida da imigração (5,2%) e justiça (5%). As áreas da segurança, emprego, ambiente, transportes públicos, cultura e defesa registaram os valores mais baixos neste estudo.
O Barómetro Político da Marktest foi realizado entre 7 a 15 de Maio, através de 497 entrevistas a indivíduos com 18 ou mais anos de idade residentes em Portugal Continental.