Portugueses acham importante saber a origem e durabilidade de produtos sustentáveis

Actualmente, muitos consumidores procuram produtos e marcas sustentáveis. Neste contexto, a presença de selos e certificados ambientais neste tipo de artigos aparenta ser essencial para que consigam avaliar as marcas no que respeita ao seu desempenho ambiental e para tornar os produtos mais confiáveis.

De acordo com o estudo Observador Cetelem Consumo Sustentável 2022, 39% dos entrevistados confia nos selos e certificações ambientais, sendo os inquiridos, dos 18 aos 34 anos, aqueles que demonstram ter mais confiança nos mesmos (45,5%, em média). Por outro lado, os indivíduos a partir dos 54 anos são os que aparentam confiar menos neste tipo de reconhecimento (28%, em média).

Além de considerarem importante que o selo de certificação (34%) conste no produto, os inquiridos consideram ser igualmente relevante constar a informação sobre materiais (23%) e a indicação da sua durabilidade (15%). Os inquiridos que residem na região Sul do País são os que mais consideram a informação sobre a durabilidade fundamental (26%) – ao contrário dos entrevistados da região Norte e Centro (9%, respectivamente).

Relativamente à informação que se encontra presente nos produtos sustentáveis, mais de metade (56%) avalia a informação como sendo “média”. Já 20% dos consumidores portugueses considera a informação presente nos produtos sustentáveis como sendo “boa” e 18% diz que é “má”, sendo os inquiridos mais velhos (dos 55 aos 74 anos) os que fazem uma avaliação mais negativa (28,5%, em média).

Artigos relacionados