Portuguesa ColorAdd chega às escolas de Espanha para aumentar inclusão de crianças daltónicas
O projecto português ColorAdd passou a fronteira e chega a Espanha a 14 de Abril com a implementação do Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos no Colégio Alba em Vigo. Em Portugal, esta solução de impacto social já alcançou mais de 45 mil alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico em mais de 1800 escolas.
O daltonismo é uma limitação não visível que afecta o dia-a-dia do daltónico em tarefas quotidianas simples como a escolha do vestuário, a selecção de uma linha nos transportes públicos, jogar um jogo de sociedade ou escolher o lápis para pintar um desenho.
A equipa da ColorAdd.Social desenvolve esta acção conjunta com a Acrómates (Asociación de Afectados por Acromatopsia y MCA) e a Sean Games, contando com o apoio da FEDER (Federación Espanhola de Enfermedades Raras) com os objectivos estratégicos de sensibilizar para a diferença, educar para viver numa sociedade diversa e conferir o conceito de equidade no âmbito da educação. A acção conta ainda com um processo inédito de rastreio precoce do caltonismo e da acuidade visual a todas as crianças impactadas pelo projecto.
A missão da ColorAdd é combater fenómenos de bullying, insucesso e abandono escolar, promovendo escolas inclusivas para todos, onde todas as crianças possam ter as mesmas oportunidades de aprendizagem.