Portuguesa Antarte envia cadeirão concebido para o Papa Francisco para o Vaticano
A Antarte, marca portuguesa de mobiliário, desenhou e produziu o cadeirão utilizado pelo Papa Francisco durante a sua visita oficial a Timor-Leste. Esta peça única, inteiramente idealizada pela empresa, mereceu o reconhecimento do Sumo Pontífice, que recebeu Mário Rocha, CEO e fundador da Antarte, numa audiência privada na Nunciatura Apostólica em Díli, e acolheu com entusiasmo o envio do cadeirão para o Vaticano.
Mário Rocha e a sua equipa, composta por 14 profissionais de várias áreas, dedicaram mais de 180 horas de trabalho ao projeto, que seguiu rigorosas diretrizes do Vaticano em termos de dimensões e materiais. O cadeirão combina elegância e respeito pela identidade do Papa Francisco, refletindo também a nobreza institucional que a ocasião exigiu.
Para os revestimentos, a Antarte optou por fibras naturais de algodão e linho, tecidos em tear, numa homenagem à produção artesanal tradicional. Além disso, o cadeirão exibe o brasão do Vaticano, aplicado no topo da peça com tecnologia de impressão 3D de alta definição.
O convite para esta criação de prestígio partiu do Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, aquando da sua visita a Portugal, em abril deste ano, para inaugurar o Antarte Center e o Antarte Museum. Esta é a segunda colaboração da Antarte com o Vaticano, após a produção da cadeira de descanso para o Papa Bento XVI durante a sua visita ao Porto, em 2010.
Para Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, «foi uma honra ser recebido pelo Papa e Sua Santidade ter acolhido com agrado o envio, para o Vaticano, do cadeirão que a Antarte desenhou e produziu para o Santo Padre utilizar na visita oficial a Timor Leste. É um orgulho em pouco mais de uma década, a Antarte ter criado peças personalizadas para dois Papas e ambas estarem no Vaticano.»