Portugal vai ter montra de produtos agro-alimentares no Alibaba
A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal prepara-se para lançar uma montra de produtos dedicada ao sector agro-alimentar – que engloba categorias tão diferentes como frutas, farinhas ou rações – em Alibaba.com. O novo Agregador de Produtos Agroalimentares Portugueses será apresentado oficialmente na próxima quarta-feira, dia 27, e resulta de uma parceria com um dos maiores marketplaces do Mundo.
Segundo é avançado para já, trata-se de um “projecto inovador à escala nacional” que juntará produtos de várias empresas portuguesas numa só página web na plataforma chinesa Alibaba. Esta página será propriedade da AICEP e terá gestão comercial e de marketing conjunta.
Um dos objectivos é “reduzir significativamente os encargos financeiros das empresas”, criando “condições propícias para um melhor desempenho no e-Commerce”. Para isso, a iniciativa nasce também com o apoio da AMVOS Digital.
Também na próxima quarta-feira, aquando da apresentação do agregador, a AICEP irá desvendar os resultados de um relatório de diagnóstico do sector agro-alimentar português, segundo o qual o comércio online no segmento de comida e bebidas deverá crescer mais de 8% ao ano até 2024. Num cenário como este, a AICEP indica que “aumenta a urgência de as empresas portuguesas desenvolverem estratégias de e-Commerce eficazes de forma a ganharem posição de mercado nesta fase, pois o aumento do volume de negócios levará, a médio prazo, a um aumento da competição online”.