Portugal tem prato tradicional e bolos “incomuns” na lista das piores comidas do mundo

Depois de destacar a Alheira de Vinhais, os pastéis de Belém, e o Alentejo como os melhores do mundo nas respetivas categorias, a comida tradicional portuguesa volta a ser nomeada pelo TasteAtlas, plataforma internacional dedicada à catalogação de sabores tradicionais, mas desta vez pelos piores motivos.

Na lista das “100 piores comidas do mundo”, atualizada este mês, há dois exemplares portugueses. O primeiro é um prato tradicional português servido, normalmente, como petisco, que se situa logo na 18.ª. Tratam-se das moelas de frango à portuguesa, também conhecidas como “Pipis”.

Descreve a plataforma que as moelas são “cozidas lentamente num molho saboroso de tomate, cebola, alho, vinho branco e especiarias”, sendo “primeiro salteadas com cebola e alho, depois cozidas no molho de tomate e vinho até ficarem macias”.

O processo “permite que as moelas absorvam os sabores ricos, resultando em um prato que é macio e levemente mastigável”. O TasteAtlas aponta ainda que as “moelas são tipicamente servidas como aperitivo ou ensopado, nesse caso polvilhadas com salsa antes de servir”.

Mais abaixo na lista, quase a fechá-la, surgem os Bolos de São Gonçalo na 99.ª posição. São descritos como “bolos de massa folhada portugueses incomuns originários da vila de Amarante”.

A característica “incomum” apontada pela plataforma é a forma dos mesmos: “Embora não haja uma receita definida, e os tamanhos desses bolos variem de um vendedor de rua para outro, os bolos têm uma coisa em comum – todos eles têm formas fálicas.”

A plataforma dá ainda conta que se acredita “que a prática tenha suas raízes em rituais pagãos de fertilidade, mas a alegação ainda não foi comprovada”, sendo que, “hoje em dia, os bolos e figos secos locais são entregues às mulheres para anunciar um ano fértil e favorável”.

Apesar da descrição de ambos, nem um nem outro convenceu. Todos os anos, a plataforma criada pelo jornalista croata Matija Babić em 2015 revela uma lista das melhores gastronomias e pratos do mundo. A TasteAtlas chegou a este ranking com base em 596.403 avaliações, das quais 385.835 foram reconhecidas pelo sistema como legítimas.

Artigos relacionados