Portugal tem novo líder em investimento publicitário

A Unilever – Jerónimo Martins abandonou o lugar de liderança que ocupou durante vários meses no que respeita ao investimento publicitário no mercado português. Segundo os dados da MediaMonitor referentes ao passado mês de Junho, o primeiro lugar pertence, agora, à Nos.

A marca de telecomunicações foi responsável por um share of voice de 4,8% face ao total do mercado publicitário de televisão, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet. A Marktest ressalva, porém, que a análise apresentada ainda não inclui todos os meios.

Em segundo lugar está a Portugal Telecom (4%), logo seguida pela Unilever – Jerónimo Martins (4%), Modelo Continente (2,4%) e Santa Casa da Misericórdia (2,3%). L’Oréal Portugal, Lactogal, Reckitt Benckiser, Beiersdorf Portuguesa e Procter & Gamble encerram o top 10.

Segundo o mesmo relatório, encontram-se nove empresas de Grande Consumo entre os 20 maiores investidores publicitários, bem como três de Grande Distribuição, três de Bebidas, duas de Telecomunicações e três de outros sectores.

A televisão é o meio privilegiado pelos investidores, tendo recebido 84,9% do bolo publicitário. A Internet foi alvo de 8,5% dos montantes disponíveis, o outdoor 3,1%, a imprensa 2,3%, a rádio 1% e o cinema 0,3%.

Artigos relacionados