Portugal tem força e reputação moderadas para os públicos interno e externo

A marca Portugal tem uma força e reputação moderada tanto para o público interno (62,5 pontos) como para o público externo (60,1 pontos). A revelação é feita pela consultora OnStrategy que inquiriu o público interno e externo do País (em 25 países), nomeadamente cidadãos comuns, estudantes, quadros empresariais, empresários, investidores, emigrantes e turistas.

Neste processo foram auditados 16 atributos: notoriedade e familiaridade, admiração, confiança, ambiente político, ambiente económico, governo e ética, liderança e visão, qualidade de produtos e serviços, inovação e diferenciação, estilo de vida e ambiente social, educação e tecnologia, segurança e assistência na saúde, valores, cultura e tradição, beleza, exposição e comunicação fora do País, e relevância internacional.

Numa escala de 100 pontos, a marca Portugal regista uma avaliação moderada (62,5 pontos) junto do público interno, tendo registado uma quebra de -0,2 pontos em relação a 2022 e -0,8 pontos em relação a 2021. Junto do público externo a marca apresenta também uma avaliação moderada (60,1 pontos), mas neste caso com uma evolução positiva em relação aos anos anteriores, reforçando a sua avaliação em +2,2 pontos e +3,1 pontos respectivamente em relação a 2022 e 2021.

As conclusões são de que há dois países diferentes nas perspectivas interna e externa.

Público Interno

Numa perspectiva positiva destaca-se o seguinte:

  1. Os stakeholders que registam uma tendência de crescimento positivo são os profissionais (+0,5 pontos), os investidores (+0,4 pontos) e os emigrantes (+0,3 pontos), sendo os profissionais aqueles que melhor avaliam o País (64,1 pontos).
  2. Quanto aos atributos avaliados, excluindo a notoriedade e familiaridade (100 pontos) são os valores, cultura, tradições e beleza os que recolhem melhor avaliação (86,5 pontos e 86,2 pontos respectivamente), superando em cerca de 20 pontos o terceiro atributo melhor avaliado (estilo de vida e ambiente social com 67,6 pontos).
  3. Também no que respeita à avaliação dos atributos definidos, é de realçar o crescimento positivo na relevância internacional (+3,7 pontos), exposição e comunicação internacional (+2,5 pontos), educação e tecnologia (+0,8 pontos), beleza (+0,7 pontos), inovação e diferenciação (+0,6 pontos) e confiança (+0,4 pontos). Todos estes atributos registam ainda avaliações moderadas ou mesmo vulneráveis, com excepção do que se refere à beleza do País.

Já com uma avaliação menos positiva destaca-se:

  1. Os stakeholders emigrantes e cidadãos são os mais críticos em relação ao País, registando as avaliações mais baixas (60,8 pontos e 61,3 pontos respectivamente), e no que respeita à evolução anual são os estudantes e os cidadãos que mostram uma tendência negativa aos anos anteriores 2022 e 2021 estudantes -1,3 pontos e -2,1 pontos respectivamente e cidadãos -0,8 pontos e -2,4 pontos respectivamente).
  2. Em relação aos atributos avaliados, os que registam avaliações mais baixas são ambiente político (42,5 pontos), relevância internacional (45,2 pontos), governo e ética (45,8 pontos), liderança e visão (48,0 pontos) e ambiente económico (51,9 pontos), segurança e apoio na saúde (53,8 pontos) e exposição e comunicação internacional (55,2 pontos).
  3. Quanto à evolução da avaliação dos atributos definidos, salienta-se a tendência de queda no Ambiente Político (-4,0 pontos), Ambiente Económico (-2,0 pontos), Liderança e Visão (-1,2 pontos), Admiração (-1,2 pontos), Segurança e Apoio na Saúde (-1,0 pontos), Governo e Ética (-0,7 pontos), Estilo de Vida e Ambiente Social (-0,7 pontos) e Qualidade de Produtos e Serviços (-0,6 pontos).

Público Externo

Com uma avaliação positiva destaca-se:

  1. Todos os stakeholders registam um crescimento na avaliação que fazem sobre o País: profissionais (+3,1 pontos), investidores (+2,3 pontos), turistas (+2,2 pontos), estudantes (+2,1 pontos) e cidadãos (+1,5 pontos). Contudo, apenas os turistas e os profissionais ultrapassam a barreira da vulnerabilidade avaliando o País com uma classificação moderada (64,0 pontos e 60,0 pontos respectivamente).
  2. No que respeita aos atributos avaliados, os que recolhem melhor avaliação são a beleza (81,3 pontos), valores, cultura e tradições (77,2 pontos) e estilo de vida e ambiente social (75,9 pontos); surgindo depois a notoriedade e familiaridade 65,6 pontos).
  3. Ainda sobre a avaliação dos atributos definidos, dá-se enfase ao crescimento positivo em todos os atributos sem excepção, destacando-se o ambiente político (+4,3 pontos), liderança e visão (+3,7 pontos), ambiente económico (+3,3 pontos), educação e tecnologia (+3,0 pontos).

A perspectiva de menor destaque positivo reside no seguinte:

  1. Os stakeholders que ainda registam uma avaliação vulnerável sobre o País são os cidadãos (59,4 pontos), estudantes (59,3 pontos) e os investidores (57,9 pontos).
  2. Os atributos que registam avaliações mais baixas são relevância internacional (39,3 pontos), exposição e comunicação internacional (41,9 pontos), inovação e diferenciação (49,8 pontos), liderança e visão (52,2 pontos), ambiente económico (54,4 pontos), governo e ética (56,9 pontos), segurança e apoio na saúde (57,9 pontos).
Artigos relacionados