Portugal tem duas das melhores aldeias turísticas do mundo
As aldeias de Castelo Rodrigo (distrito de Guarda) e Cumeada (Évora) integram a lista das “Melhores Aldeias Turísticas” para visitar, divulgada pela Organização Mundial de Turismo.
O prémio “Best Tourism Villages by UNWTO” visa distinguir as aldeias, por todo o mundo, que se destacam pela preservação do seu legado cultural e histórico e promoção de turismo sustentável «como força motriz do seu desenvolvimento», conforme explica a Organização Mundial de Turismo. Na primeira edição da iniciativa, foram recebidas cerca de 170 candidaturas de 75 países, sendo distinguidas 44 localidades de 32 países.
As duas aldeias portuguesas integram a lista final porque obtiveram mais de 80 pontos, numa escala máxima de 100, depois de uma avaliação que teve em linha de consideração factores como os recursos naturais e culturais, a sustentabilidade social, ambiental e económica ou o potencial turístico.
Com cerca de uma centena de habitantes, Castelo Rodrigo pertence à Rede das Aldeias Históricas de Portugal, que submeteu a candidatura ao prémio em parceria com o Turismo de Portugal. Carlos Condesso, presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, sublinha em comunicado que «este galardão é o reconhecimento do trabalho desenvolvido há décadas por vários agentes locais, políticos e pelo Turismo de Portugal e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, que levaram a cabo esta candidatura».
«Esta distinção confirma que a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e as restantes 11 aldeias da rede estão no caminho certo para continuar a desenvolver um trabalho ao nível da sustentabilidade ambiental e da dinamização e divulgação, por forma a captar ainda mais fluxos turísticos para estes territórios de baixa densidade, que têm tanto potencial para explorar», reforça.