Portugal no Top 20 da reputação

reputacao para sitePelo terceiro ano consecutivo, Portugal foi considerado o 19.º país com melhor reputação mundial, de acordo com um estudo promovido pelo Reputation Institute, o Country RepTrak 2014.

O lugar alcançado confere a Portugal uma reputação “moderada”. A percepção do país melhorou, face a 2013, nas dimensões “ambiente governativo” e “ambiente económico”, ainda que tenha decrescido no aspecto “ambiente natural e cultural”. A dimensão “eficiência governativa” subiu ligeiramente em todos os atributos face ao ano passado. Em relação ao “desenvolvimento económico” em Portugal, a imagem externa melhorou em todos os níveis, destacando-se uma subida significativa no atributo “Produtos e serviços de qualidade” e na “Confiança da mão-de-obra”.

Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal, destaca «a consistência dos resultados alcançados pelo nosso país durante estes anos de crise profunda e a melhoria apresentada em 2014 em áreas tão importantes como a eficiência governativa e o desenvolvimento económico, sendo de salientar também o progresso verificado na avaliação feita pelos portugueses, que se vai aproximando da perceção revelada pelos estrangeiros». O mesmo responsável afirma ainda que «a reputação de um país é fundamental em alturas de crise, uma vez que as percepções positivas, nomeadamente na área económica, podem ajudar Portugal a retomar o crescimento de uma forma mais fácil e expedita».

O estudo apurou ainda que a imagem que os estrangeiros têm de Portugal continua a ser superior à que os portugueses têm do seu país, ainda que seja uma diferença que se tem vindo a esbater. O aspecto mais valorizado pelos estrangeiros é o ambiente favorável à concretização de negócios.

O país com melhor reputação é agora a Suíça, suplantando o Canadá, que desceu ao segundo lugar. O pódio é encerrado pela Suécia.

Este estudo foi realizado entre Janeiro e Março, tendo apurado a opinião de 150 mil pessoas provenientes de mais de 60 países. O Country RepTrak 2014 avalia a confiança, a admiração, o respeito, e a afinidade de países em todo o mundo. Estes quatro elementos são construídos por 16 atributos distintos.

Artigos relacionados