Portugal nas semi-finais do Electrolux Design Lab 2014

Conceptual images01_rsJá são conhecidos os 35 semi-finalistas das 12.ª edição do Electrolux Design Lab 2014, com o projecto de Rita Moreira, da ESAD (Escola Superior de Artes e Design) a figurar nesta lista.

Rita Moreira torna-se assim na única representante portuguesa, visto que os projectos de Inês Vieira, Hugo Silva e Gijsbert Coenen não chegaram a esta fase. Rita Moreira concorre com o “Little Helper”, uma espécie de almanaque do futuro, que combina uma aplicação virtual para smartphones com um dispositivo externo que controla o processo de crescimento dos vegetais.

«Os semi-finalistas deste ano, do Electrolux Design Lab, criaram conceitos visionários que são exemplos primordiais do que poderemos ver na casa do futuro. Estes projectos concentram-se na conectividade, bio mimetismo, robótica, tecnologia que pode ser utilizada, materiais reciclados e reutilizados, sendo que todos promovem estilos de vida saudáveis e sustentáveis em casa – em alguns casos virtualmente. De uma maneira geral, os conceitos tornam a nossa atarefada vida quotidiana mais eficiente e as nossas escolhas mais sustentáveis para um planeta mais verde», refere Lars Erikson, director de Design da Electrolux e presidente do júri.

Os semi-finalistas terão agora o último desafio da competição em Agosto, havendo depois uma votação pública, na qual o estudante com o projecto mais votado pelo público será nomeado vencedor do Prémio People’s Choice e receberá um prémio no valor de 1.000 euros.

Os finalistas do Top 6 serão escolhidos pelos especialistas da Electrolux, em Outubro, e convidados para o evento final onde serão galardoados, em Novembro. O vencedor receberá um prémio de 5.000 euros e um estágio remunerado de seis meses num centro global de Design da Electrolux.

 

Artigos relacionados