Portugal: investimento publicitário vai crescer 6% em 2019
O investimento publicitário em Portugal vai seguir a tendência global e crescer ao longo deste ano. O mais recente estudo Magna Global aponta para uma subida de 6%, face a 2018, e para um mercado na ordem dos 640 milhões de euros.
«As boas notícias para o mercado nacional repetem-se. É com agrado que vemos que o nosso mercado tem conseguido manter um crescimento competitivo em comparação com o resto da Europa, resultado de um maior investimento por parte dos anunciantes. As previsões para 2019 são, portanto, prometedoras», comenta Alberto Rui Pereira, CEO do IPG Mediabrands Portugal, do qual a Magna faz parte.
Na lista dos meios mais populares, a televisão mantém o posto de rainha. O investimento em publicidade no pequeno ecrã continuará a representar a maior parte do total das receitas: 280 milhões de euros, ou seja, 44% do total de 2019. As marcas de automóveis, retalho e telecomunicações são as que mais apostam na televisão.
Para o digital, por seu turno, antecipa-se um salto de 18% este ano, atingindo os 204 milhões de euros – equivalente a um terço do valor total. A vertente social é a que terá maior crescimento (29%), seguida pelo vídeo (28%) e search (10%).
Quanto ao ano que acaba de terminar, o mesmo estudo indica que as receitas publicitárias em Portugal terão crescido 5,6%, em linha com o crescimento de 7,2% a nível global. Nos 70 países analisados pela Magna, o investimento em publicidade ascendeu a 552 mil milhões de dólares (cerca de 483 mil milhões de euros). Trata-se da maior taxa de crescimento desde 2010 e o segundo mais forte desde 2004.