Portugal funde-se com Cabo Verde no Alentejo World Heritage Festival
Fado, Cante Alentejano, Morna, cachupa e artesanato. A 2.ª edição do “Alentejo World Heritage Festival” regressa à vila alentejana de Cabrela, em Montemor-o-Novo, nos dias 28, 29 e 30 de Junho, esperando-se um encontro único de culturas entre Portugal e Cabo Verde, que contará também com uma mostra de cinema documental.
A fadista Carminho fará as honras no primeiro dia do festival, a 28 de Junho, com um concerto no âmbito da tour “Portuguesa”. Marco Oliveira e Ricardo Parreira presenteiam os mais novos com um concerto que dá a conhecer a vida e obra de Amália Rodrigues.
Dia 29 há diversos momentos dedicados a celebrar a cultura cabo-verdiana, com um jantar dançante, com mornas e cachupa, ao som dos músicos Leonel Almeida e Nando Andrade, bem como um concerto que junta as vozes e ritmos de Nancy Vieira, Cristina Clara, das Batucadeiras Freireanas Guerreiras e Daniel Bernardes. Será, ainda, projectado o documentário “Cesária Évora”, que dá a conhecer a todos a história da “diva dos pés descalços”.
Para o último dia de festival, 30 de Junho, está marcado um recital de canto e piano com a soprano Susana Gaspar e o pianista Nuno Vieira de Almeida, que irão homenagear os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. A agenda fica completa com a actuação do Grupo Coral Fora d’Oras de Montemor-o-Novo, num concerto que funde as culturas celebradas nesta segunda edição do festival.