“Portugal está na moda!”
Ricardo Florêncio
Director Editorial Marketeer
Editorial publicado na edição de Setembro de 2014 da revista Marketeer
Tem sido uma expressão muito em voga ultimamente, e destacada em diversos meios. Efectivamente, parece que estamos na moda! Somos elogiados em diversos quadrantes, em várias geografias, desde a indústria de calçado, chapéus, caiaques, agro-alimentar, até às áreas das tecnologias, capacidade de inovação, níveis de exportação, novos mercados, passando pela música, cultura, etc. Temos conseguido impor-nos por esse mundo fora. Mas se há sector onde nos temos destacado ainda mais é, sem dúvida, no turismo.
Lisboa, Porto e Algarve aparecem referenciados em inúmeras situações, como locais de destaque, com uma obrigação de visita. As visitas de cruzeiros, ou mesmo as partidas de cruzeiros de cidades portuguesas, crescem a dois dígitos. Tudo isto é fantástico. Contudo, ainda não atingimos os patamares de outras cidades, de outros locais. Ainda vivemos o problema da sazonalidade. Temos de ser capazes de conseguir cativar os turistas nos meses de Outono e Inverno. Mas, para isso, o que oferecemos actualmente pode não chegar.
Quer para os novos turistas, quer para os que incentivamos a voltar. Necessitamos de dar a conhecer (melhor, de modo diferente) o que já temos, criar motivos de visita, criar eventos, e promover (talvez de um modo diferente) os que já temos, criar os reason-why. Temos de criar uma “agenda” que permita que todos os players intervenientes tenham uma oferta diferenciadora, que consiga captar esses turistas, e fazê-los optar pelos nossos destinos, em detrimento de outros. E nesse sentido, temos de claramente no nosso País, na nossa economia, dar o peso e a importância ao turismo, que efectivamente ele tem. Se o turismo é um dos motores da economia, tratemo-lo como tal. Se o turismo representa uma percentagem muito importante no PIB português, dêmos-lhe esse destaque, essa importância. Se o turismo é um dos nossos pilares do futuro, tratemo-lo como tal.
Portugal está moda! Pois está. Agora, trabalhemos para o manter como tal.