Portugal está abaixo da média europeia em poder de compra no retalho
Portugal está abaixo da média europeia no poder de compra, surgindo em 15.º lugar numa tabela liderada pelo Luxemburgo, com 12.067 euros por habitante, revela o estudo “GfK Retail Purchasing Power Europe”, que conclui que 6517 euros per capita é o valor médio limiar de poder de compra na Europa.
A subida de preços no retalho e o aumento de preços na venda de bens e serviços de outros sectores contribuíram directamente para este cenário, levando à diminuição do poder de compra e a consequentes alterações nos padrões de consumo dos portugueses.
O estudo revelou ainda diferenças regionais significativas na distribuição do poder de compra no retalho em Portugal. Dos 308 concelhos do país, 55 apresentam-se acima do limiar estabelecido na Europa. Lisboa lidera a classificação nacional com 7850 euros per capita, o equivalente a mais 33,2% de rendimento disponível para compras no retalho do que a média nacional.
Torres Vedras é a região que mais se aproxima da média nacional (apenas 3 euros acima), enquanto Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real, regista o menor poder de compra a nível nacional, com apenas 4456 euros per capita.
Igualmente abaixo da média europeia e atrás de Portugal encontram-se a Itália, a Eslovénia e a Croácia com rendimentos médios entre os 5318 e os 5861 euros por pessoa. Em último lugar surge a Roménia, com 2986 euros, o que corresponde a pouco menos do que 46% da média europeia.