Portugal entre os que mais crescem no Grande Consumo

Portugal integra o top 10 dos países da Europa que mais estão a crescer em valor no que diz respeito a Grande Consumo. O consumo nacional registou, no terceiro trimestre deste ano, um aumento de 0,2% em volume e de 3% em valor – acima da média europeia em termos de evolução de preços e crescimento em valor, de acordo com os dados do “Growth Reporter” da Nielsen.

Ana Paula Barbosa, Retailer Services director da Nielsen, sublinha que «apesar do crescimento dos volumes ser muito inferior ao período homólogo (que crescer 2,7%), há uma compensação via aumento de preço, que acaba por dar um valor total equivalente» ao do período anterior.

Em Portugal até ao final do terceiro trimestre deste ano, os bens de Grande Consumo cresceram 3,5%. As categorias das bebidas foram as que mais se destacaram, com um aumento de 9% nas não alcoólicas e de 6% nas alcoólicas. De seguida surgem os congelados, higiene do lar e mercearia, as três com subidas de 3%.

«No acumulado, até ao terceiro trimestre, confirma-se a inversão de tendências no que diz respeito às marcas: as marcas da distribuição crescem 3,9% (nomeadamente nas categorias de bebidas e higiene pessoal), ultrapassando as marcas de fabricante que decrescem para os 3,3%», adianta a mesma responsável.

Para o último trimestre do ano, Ana Paula Barbosa antecipa um aumento no consumo de produtos mais premium, fruto da crescente confiança dos consumidores. «Esta pode ser uma oportunidade para aumentar as vendas em valor, uma vez que será desafiante crescer ainda mais em volume sobre um período homólogo que já crescia 3,4%», conclui.

Artigos relacionados