Portugal eleito para conselho executivo da Organização Mundial do Turismo
A Assembleia-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) elegeu Portugal para o seu conselho executivo, já que o País recebeu 29 dos 33 votos possíveis. A eleição decorreu em Bogotá, na Colômbia.
Em declarações à Lusa, António Pires de Lima, ministro da Economia, afirma que o resultado é consequência da importância que o turismo tem em Portugal e do trabalho e força que «os empresários do sector têm demonstrado um pouco por todo o mundo». O reconhecimento por parte da OMT, fórum global que responde às Nações Unidas, vem também demonstrar «o peso institucional por parte de Portugal nos grandes fóruns internacionais de turismo, nomeadamente nesta organização».
Ter sido eleito para o conselho executivo da OMT coloca Portugal numa posição de destaque para «aumentar a sua notoriedade como potência turística e poder influenciar, ao nível global, processos de cooperação e de boas práticas no domínio do turismo, de simplificação administrativa e desburocratização, da concessão de vistos de turismo ou do transporte aéreo, entre outras áreas”, refere ainda António Pires de Lima.
O Ministério da Economia aproveita o momento para recordar, em comunicado citado pelo Público, que entre 2010 e 2014, as receitas do turismo cresceram 37% no País e que as previsões para este ano apontam para uma subida de 13%.