Portugal eleito o melhor país para comprar uma segunda casa
Um estudo da plataforma online australiana Compare The Market concluiu que Portugal é o melhor país para investir na compra de uma segunda casa, seja para passar férias e fins-de-semana ou para colocar em arrendamento. Para elaborar este ranking, o estudo avaliou critérios como o custo de vida, a quantidade de restaurantes ou até mesmo… o preço da cerveja.
O estudo da Compare The Market analisou 34 países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Com uma avaliação de 7.2 numa escala até 10, Portugal lidera este ranking, seguido da Hungria e Turquia (ambos em segundo lugar, com um rating de 7.06) e da República Checa (6.97).
De acordo com a plataforma australiana, Portugal é “conhecido pelas suas cidades costeiras, pessoas amigáveis e ritmo de vida relaxado”, tornando-se “um destino muito popular entre turistas, com muitos deles a escolherem o país para terem a sua segunda casa”.
Neste ranking, Portugal destaca-se pela positiva sobretudo em parâmetros como a proporção de restaurantes (349 restaurantes por cada 100 mil habitantes) e o custo de vida, que ronda os 553,37 euros mensais por pessoa. O custo médio da cerveja (2,02 euros) surge também como um um indicador favorável, mas o custo das deslocações de táxi é o mais alto dos países que constam do top 10 – o preço médio no início de cada viagem ronda os 3,29 euros.
O estudo do Compare The Market conclui ainda que a Itália é o país que tem a maior proporção de restaurantes (410 por cada 100 mil habitantes); a Islândia é o que tem as melhores actividades (pelos seus recursos naturais, como vulcões ou lagoas); e o Chile é o país onde as tarifas de táxi são mais baratas (começam nos 51 cêntimos).