Portugal é um dos únicos países europeus onde o consumo no retalho aumentou

Portugal está entre os poucos países europeus que registaram um aumento do consumo privado no retalho em 2022, revela um estudo da divisão de Geomarketing da GfK que analisou os principais indicadores do sector retalhista europeu no ano de 2022.

Os dados demonstram que o consumo privado foi particularmente afectado pela inflação nos países da União Europeia (EU). Na Hungria, Croácia e Bulgária quase metade do orçamento dos consumidores foi para o retalho, enquanto em Itália ou na Alemanha os cidadãos chegaram a um terço do seu orçamento gasto em consumo retalhista.

Também a diminuição dos salários nos 27 países da UE e o aumento dos preços registado, consequência das várias crises, tem absorvido a possibilidade de crescimento do poder de compra dos consumidores.

O conflito militar na Ucrânia e as condições climatéricas também tiveram um efeito impulsionador dos preços. Portugal é exemplo disso, uma vez que a seca sentida no Verão de 2022 levou a um elevado aumento dos preços dos géneros alimentícios no País.

Tudo isto leva a que a propensão para comprar na Europa, de acordo com os consumidores inquiridos, se encontre num mínimo histórico e não recuperou entre 2022 e 2023.

Com a descida dos preços da energia ao longo de 2023, bem como a esperada nova descida em 2024, a Comissão Europeia assume, nas suas previsões da Primavera, que o poder de compra para o sector do retalho continuará a recuperar e a aumentar progressivamente, também devido à estabilização do mercado de trabalho.

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