Portugal é um dos 30 países mais influentes do Mundo

Portugal é agora um dos 30 países mais influentes do Mundo, de acordo com o Global Soft Power Index da Brand Finance. Em 27.º lugar, o País sobe três posições em relação à edição anterior.

O estudo de mercado reflecte um aumento acima da média nos pilares da Reputação (0.3 pontos para 6.9/100) e Educação & Ciência (0.3 pontos para 3.2/10). Nos últimos 4 anos, Portugal realizou várias campanhas sob o lema “Melhor Destino do Mundo” para promover o País, cada ano focando um aspecto diferente: 2021 como um dos melhores destinos turísticos do Mundo, 2022 como um destino seguro e sustentável, 2023 focando o País como um destino para eventos e reuniões, e em 2024 como um destino para o turismo de aventura e desporto.

Embora com valores um pouco mais baixos, Portugal apresenta um forte padrão de crescimento em termos de influência internacional semelhante ao da vizinha Espanha. O país melhorou o seu soft power, passando de uma pontuação de 40.6/100 em 2020 para 50.1/100 em 2024. Isto deve-se ao facto de ter melhorado as pontuações em quase todos os pilares ao longo dos últimos cinco anos. O soft power é definido como a capacidade de uma nação para influenciar as preferências e os comportamentos de vários actores na cena internacional (Estados, empresas, comunidades, públicos, etc.) através da atracção e da persuasão e não da coerção.

Os Estados Unidos da América e o Reino Unido são as nações mais influentes do Mundo em termos de soft power, enquanto a China ocupa o terceiro lugar.

Os resultados são obtidos com base num inquérito realizado a mais de 170 mil inquiridos de mais de 100 países para recolher dados sobre as percepções globais dos 193 Estados membros das Nações Unidas.

«Portugal é um país reconhecido internacionalmente, com uma elevada Familiaridade (7.1/10) e uma forte Reputação (6.9/10). No entanto, enfrenta desafios em áreas críticas como a Governação, as Relações Internacionais e os Negócios e Comércio, que têm impacto na percepção global da sua influência. Uma comunicação eficaz sobre as suas realizações e contribuições nos domínios da economia, da cultura e dos negócios será fundamental para progredir na classificação. Embora Portugal tenha melhorado os seus resultados nos últimos cinco anos, não consegue destacar-se acima da média internacional, o que o impede de continuar a aumentar a sua influência», diz, em comunicado, Pilar Alonso Ulloa, directora-geral da Península Ibérica e América do Sul da Brand Finance.

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