Portugal é o pior país em termos de digitalização das escolas de condução

Portugal está no nível 1 da maturidade digital quando se fala em escolas de condução. Quer isto dizer que apenas é providenciada online a informação básica sobre as mesmas, ficando de fora quaisquer serviços digitais. Os alunos têm de realizar todas as aulas presencialmente, incluindo a etapa dedicada ao Código da Estrada.

Além de Portugal, também Brasil, Alemanha, Itália, Roménia, Dinamarca e Holanda se encontram neste nível mais baixo de maturidade, segundo revela o estudo “Driving Licence Digital Leaders”, elaborado pela Bearing Point. O mesmo relatório sublinha que este primeiro nível representa um modelo offline de serviço, que poderia ser contrariado com a disponibilização de reserva online de aulas e testes de condução, por exemplo.

Passando para o segundo nível de maturidade, surgem a Finlândia, Suíça, Argentina e Bélgica. Nestes casos, é possível descarregar formulários que terão de ser, depois, entregues presencialmente. Por vezes, as escolas de condução nestes países também permitem que os alunos reservem um horário de atendimento através dos seus sites.

No terceiro nível de maturidade, já existe um serviço online parcial, que possibilita aos alunos a solicitação das suas licenças de aprendizagem, por exemplo. Áustria, Estónia, Noruega, França, Irlanda, Reino Unido, Nova Zelândia e Singapura encontram-se nesta fase.

A Suécia, por seu turno, está sozinha no nível de maturidade digital 4. Neste país, é possível reservar sessões de atendimento online, pedir licenças e até participar em algum tipo de aulas online.

Por fim, no quinto nível de maturidade, existe um serviço digital completo. Pelo menos, em teoria, tendo em conta que a análise da Bearing Point não identifica nenhum país com estas características.

As escolas de condução com a maturidade digital mais elevada seriam capazes de garantir que todos os passos não-práticos associados a uma carta de condução são possíveis online. Neste nível, somente as aulas no carro teriam de ser presenciais.

Olhando para todos os países analisados, a Suécia tem o melhor resultado. No sentido inverso, Portugal destaca-se por ter a pontuação mais baixa, o que poderá ser explicado, em parte, pelo facto de os cidadãos não terem qualquer contacto com o Governo ou autoridades estatais durante o processo. As escolas de condução encarregam-se de tudo, incluindo o pedido de licença.

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