Portugal é o país que mais cresce no Grande Consumo
O consumo nacional de Bens de Grande Consumo cresceu 2,9% em volume e registou um efeito-preço 3,8%, no quarto trimestre do ano passado. No total, o aumento em valor foi de 6,7%, tornando Portugal o país com maior crescimento nesta área no continente europeu, de acordo com dados da Nielsen.
A consultora justifica o desempenho positivo com o incremento da confiança dos consumidores. No mesmo período, os portugueses atingiram os 84 pontos no índice de confiança, o que representa uma subida de 10 pontos relativamente ao mesmo trimestre de 2016. Esta pontuação coloca Portugal acima de países como França e Itália, ficando a apenas três pontos da média europeia.
«Depois de um período de crise, o clima económico vivido neste momento em Portugal é favorável, com um aumento do PIB e dos preços, também suportado pelo crescimento da actividade turística», comenta Gustavo Núñez, managing director Iberia. Em comunicado, acrescenta que os valores de confiança verificados são os mais elevados de sempre.
«Os consumidores portugueses acreditam que vão adquirir melhores condições profissionais e financeiras, o que é favorável à aquisição dos produtos que desejam e de que necessitam»,conclui.
Por outro lado, há quem prefira canalizar o dinheiro que sobra após o pagamento das despesas essenciais para poupanças: 47% dos portugueses inquiridos pela Nielsen opta por este caminho. Na Europa, somente 38% o faz.
No que diz respeito a preocupações, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a saúde são as mais apontadas, «o que leva a que estejam disponíveis para pagar preços mais elevados por produtos associados à saúde ou à conveniência», segundo refere Gustavo Núñez.