Portugal e Espanha traçam plano conjunto de promoção turística

Queijo, vinho, azeite, carnes frescas e frutas são os principais ingredientes do novo plano estratégico comum desenhado pelas regiões fronteiriças de Portugal (Centro e Norte) e Espanha. Com foco no turismo e na indústria agro-alimentar e apoiado pela União Europeia, o plano visa a promoção conjunta de recursos endógenos.

Ao todo, serão 11 as zonas do território transfronteiriço abrangidas pela iniciativa, que surge no seio do projecto CRECEER: Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela, no Centro de Portugal; Douro e Trás-os-Montes, no Norte; e El Bierzo, Vitigudino, Ciudad Rodrigo, Ávila, Toro, Sanabria e Aliste-Tábara-Alba, em Espanha.

Os bens alimentares serão os primeiros alvos desta sinergia, mas já foram identificados outros recursos comuns que também poderão ter interesse turístico – desde parques e espaços naturais a praias e portos fluviais, zonas de pesca e trilhos de caminhada. Destacam-se ainda museus e património monumental e histórico, eventos desportivos, feiras, festivais de música e festividades religiosas.

“Os próximos passos incidirão na concretização dos objectivos do plano, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de produto e criação de novos pacotes turísticos, nomeadamente Rotas do Queijo, Rota do Bordado e Rota da Cerâmica”, explica o Turismo Centro de Portugal em comunicado.

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