Portugal é «bom mercado de teste» para a Procter & Gamble

Portugal é hoje um dos cinco mercados-chave da Procter & Gamble (P&G) na Europa e está no top 15 mundial. A crescer três vezes Espanha ou duas vezes a Europa, o mercado português está a testar novas formas de trabalhar e voltou a ter departamento de Marketing. Para estar mais próxima dos consumidores e ganhar a liderança em algumas categorias.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Foto de Paulo Alexandrino

Nos últimos anos, a gestão da P&G foi ditada pela centralização. Ao ponto de, no “pequeno” mercado português”, ter sido extinto o departamento de Marketing. Agora, a fase da companha é outra: quer estar mais próxima dos consumidores, para lhes responder de forma mais pronta com produtos que resolvam as suas necessidades. Cláudia Lourenço, a primeira mulher à frente da companhia no mercado português, acredita que este é um bom caminho e diz que há já resultados visíveis: «Portugal passou a ser referido no contexto europeu como um bom mercado para teste.»

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Novembro de 2019 da revista Marketeer.