Portugal é atractivo para centros de serviços partilhados
Os centros de serviços partilhados podem ser a solução ideal para empresas que pretendam optimizar os seus recursos. Através deste tipo de estrutura, várias organizações podem partilhar os mesmos serviços de Recursos Humanos, Contabilidade e Tecnologias, entre outros, reduzindo custos.
Portugal é um dos países mais atractivos para empresas globais que desejem enveredar por este caminho. De acordo com um estudo elaborado pela Savills Aguirre Newman, Portugal destaca-se da Irlanda, República Checa e Polónia, mercados tradicionalmente atractivos nesta área.
A qualidade dos recursos humanos, localização geográfica, acessibilidades, estabilidade do País e sector imobiliário são alguns dos pontos fortes de Portugal. Lisboa (mais de 20), Porto (mais de 10) e Braga (mais de 5) são as cidades com maior número de centros de serviços partilhados – que também podem receber a designação centros de excelência.
No que diz respeito a tendências de mercado, destaque para o potencial das regiões Centro e Alentejo, vistas como novas áreas a explorar. A Savills Aguirre Newman justifica o interesse com as taxas de desemprego jovem (menos de 25 anos): 12,4% e 13,9%, respectivamente.