Portugal acima da UE no preço médio das bebidas alcoólicas
Será mais caro beber um copo em Portugal ou na Hungria? Os mais recentes dados do Eurostat (2020) mostram que as bebidas alcoólicas são mais caras em Portugal, ficando mesmo acima do preço médio da União Europeia (UE).
Em traços gerais, o nível de preços deste tipo de bebidas em Portugal (105,9) é mais alto quando comparado com o índice de preço médio na União Europeia (100). Portugal ocupa o 13.º na lista de países europeus onde o preço dos destilados, vinho e cerveja é mais elevado. Ainda assim, verifica-se um recuo de dois pontos no índice entre 2019 e 2020.
A Finlândia é o país com o índice de nível de preços de bebidas alcoólicas mais alto, chegando aos 193. Seguem-se Irlanda (181) e Suécia (166). No sentido inverso, surge a Hungria, que se apresenta como o país onde as bebidas alcoólicas são mais baratas (73).
E será que o facto de o preço ser mais elevado impacta o consumo de álcool? Os mesmos dados mostram que os portugueses não parecem preocupados com isso: estão entre os que mais consomem álcool diariamente na UE.
A média do consumo de álcool diariamente na União Europeia era de 8,4%, em 2019. Em Portugal, chegava aos de 20,7%, no mesmo ano, o que quer dizer que um quinto da população consome álcool todos os dias.