Portucalense Business School: O digital como elemento transversal aos negócios de hoje
As competências digitais assumem cada vez mais um papel preponderante junto dos profissionais e das empresas, devido à transformação digital que está a decorrer em todos os sectores. Por essa razão, a componente digital encontra-se em todos os programas leccionados na Formação Executiva e Mestrados da Universidade Portucalense. Em entrevista à Marketeer, Marta Ferreira, coordenadora executiva da Portucalense Business School, e Sílvia Faria, coordenadora do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, explicam as mais-valias da oferta desta instituição na área dos negócios digitais.
Quais são as principais competências que os alunos adquirem no programa de pós-graduação em Business Intelligence?
O programa tem como objectivo proporcionar competências que aliam a tecnologia à gestão do negócio, em ferramentas e técnicas que permitem o acesso ao conhecimento (dados) necessário à operação das organizações no actual contexto de competitividade da era digital e, consequentemente, melhorar o planeamento e a execução da estratégia, com um impacto directo na tomada de decisão.
De que forma o currículo aborda as tendências actuais em Business Intelligence?
A pós-graduação reforça a importância da inteligência do negócio, fazendo uma ponte entre a tecnologia e a gestão das organizações. Este curso distingue-se por não se centrar só na análise de dados como tecnologia informática, mas também pela utilização de técnicas inovadoras na compreensão da importância da análise dos dados inseridas no contexto de negócio.
A Universidade Portucalense foi pioneira na oferta de um curso pós-graduado em Business Intelligence, sendo reconhecida pelo seu cariz muito prático e pelo estreito contacto com as empresas e profissionais deste sector.
Quais são as oportunidades de carreira proporcionadas por este curso?
A pós-graduação permitirá aos gestores adquirir conhecimentos que lhes permitem uma evolução em organizações onde os projectos digitais são estratégicos e a gestores que se encontram em pequenas e médias empresas, que pretendem uma evolução na área digital e que perceberam que a análise dos dados é uma tendência e essencial para tornar as organizações mais competitivas.
De que maneira a pós-graduação em Marketing Digital, Business & Artificial Intelligence combina estas três áreas?
A pós-graduação Marketing Digital, Business & Artificial Intelligence permite dotar os profissionais de ferramentas de apoio à decisão com base nas mais avançadas tecnologias, contribuindo para a compreensão eficiente do mercado e dos consumidores. A pós-graduação tem uma abordagem integrada entre as valências do Marketing Digital, do Business Intelligence e da Inteligência Artificial ao serviço do Marketing.
A combinação de tecnologias, como a Inteligência Artificial e o Business Intelligence, aplicadas ao Marketing, vai permitir impulsionar o sucesso do negócio das empresas, permitindo valorizar as competências em áreas que consideramos estratégicas para a optimização do Marketing Digital, e, por conseguinte, para a obtenção de resultados positivos.
O conhecimento em Business Intelligence vai permitir uma maior capacidade de análise dos dados, pelo que será possível alcançar uma segmentação mais avançada e uma maior personalização. A Inteligência Artificial assumiu um papel preponderante no Marketing Digital, através do conhecimento e do acesso a ferramentas de IA, o profissional torna-se mais célere na execução do seu trabalho, recorrendo a ferramentas inovadoras e a soluções extremamente eficazes para o sucesso da empresa.
Quais são as vantagens desta abordagem?
A pós-graduação permitirá aos participantes adquirir competências e novos conceitos que irão fortalecer a dinâmica da empresa e do negócio. Os participantes vão desenvolver uma compreensão sólida dos conceitos e práticas fundamentais de IA e Big Data aplicados ao Markteting Digital. Serão também capazes de utilizar a IA no marketing recorrendo à extracção de dados e métricas provenientes de diferentes canais, permitindo a criação de campanhas com melhores resultados, criando uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
De que forma o curso acompanha as tendências em campos tão dinâmicos como o Marketing Digital e IA?
A IA e os dados de Business Intelligence estão a ser cada vez mais utilizados pelas empresas para a obtenção de melhores resultados, tornando-se numa vantagem competitiva. A actualização dos processos de transformação digital nas organizações é uma necessidade, pelo que a abordagem integrada entre o Marketing Digital, Business Intelligence e IA torna-se essencial. O facto da Universidade Portucalense contar com a área de especialização em Ciência e Tecnologia permitiu-nos criar um curso interdisciplinar com as sinergias das diferentes áreas. O contacto com as empresas, parceiros e profissionais, tanto nacionais como internacionais, também nos permite antecipar tendências e estar em constante actualização de conteúdos.
De que forma a componente digital é integrada no MBA Executivo?
Dadas as significativas alterações do mercado, o MBA Executivo foi reestruturado tendo em consideração a transformação digital que decorre nas empresas e nos diferentes sectores.
A digitalização dos processos e a importância dos dados é essencial para que os gestores adquiram competências na área digital, capacitando-os na recolha, análise e interpretação dos dados, auxiliando-os na tomada de decisão baseada em evidências. Desta forma, desenhámos um programa que tem por base a inovação e, por conseguinte, a componente digital ao longo do curso. No entanto, consideramos essencial dedicar uma unidade curricular ao Business Intelligence e à análise de dados, permitindo dotar os participantes de competências que vão permitir gerir e liderar processos de forma mais eficaz. As unidades curriculares que integram o MBA estão associadas à componente digital de uma forma natural, pois hoje esta vertente é indissociável da realidade empresarial em todas as áreas, desde o marketing, gestão, finanças e liderança de pessoas.
Quais são os principais módulos ou disciplinas com foco na digitalização?
O MBA Executivo conta com um módulo dedicado exclusivamente ao Business Intelligence & Data Analytics, pois é fundamental que os gestores tenham a capacidade de interpretar os dados permitindo-lhes a definição de estratégias e a tomada de decisão que tornem as empresas mais competitivas.
As unidades curriculares que fazem parte da Innovation and Internationalization Tour, como a “Strategy & Business Management”, “Innovation & Entrepreneurship” e “Marketing Strategy”, contam com uma componente digital, pois consideramos essencial para as empresas a compreensão de novos conceitos perante o mundo digital onde se encontram.
Quais são os impactos positivos que os formandos poderão ter nas suas carreiras ao concluírem este MBA?
Pretende-se dar resposta a quem ambiciona desenvolver uma carreira profissional com forte pendor de liderança, proactividade e inovação, em prol do crescimento profissional e pessoal. Os participantes vão desenvolver competências que lhes permitirão enfrentar os desafios do mundo dos negócios com confiança, desenvolver um perfil de liderança, diferenciarem-se no meio profissional e ganhar competitividade.
Serão trabalhadas competências de liderança, comunicação, negociação e tomada de decisão. Paralelamente, irão ter acesso a técnicas que os tornarão mais aptos a trabalhar em equipa e a gerir conflitos. O pensamento crítico e a componente criativa estão presentes em todas as unidades curriculares e serão trabalhados durante todo o programa. Consideramos que estas competências são essenciais para o sucesso das empresas.
Quais os principais tópicos do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais?
Ao longo dos dois semestres, os estudantes são confrontados com a necessidade de acompanhar tendências e comportamentos de consumo para uma adequada abordagem ao marketing estratégico e operacional. A necessidade de proceder a uma correcta e actualizada caracterização do consumidor actual, a importância da criação de personas e a necessidade de adoptar uma postura omnicanal são tópicos amplamente abordados. Acresce a evolução do e-Business e e-Commerce, social media planning, marketing intelligence e analytics.
De que forma este Mestrado em Marketing e Negócios Digitais prepara os alunos para enfrentarem os desafios dos negócios digitais?
No âmbito deste Mestrado abordam-se, de forma complementar, todos os conceitos do Marketing dito tradicional, suporte para as decisões no âmbito do Marketing e Negócios Digitais. O programa de formação procura acompanhar estas dinâmicas, apresentando soluções de ensino diferenciadoras e altamente conectadas com as empresas – projecto OTR (on the road); duas empresas por semestre são desafiadas a ajudar a perceber as suas dificuldades e necessidades, orientando os docentes e alunos no sentido da procura activa de soluções inovadoras e exequíveis. Esta procura de dinâmicas de ensino activas, em parceria com as empresas e especialistas, tornam os programas da Universidade Portucalense uma escolha inovadora e mais versátil face a outros existentes no mercado.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Negócios 100% digitais”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.