Portonic é a nova marca para identificar cocktails com vinho do Porto
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) aprovou a utilização da marca Portonic para identificar e individualizar bebidas elaboradas com vinho do Porto, ou seja, cocktails. Ainda assim, a organização esclarece que o uso ad marca depende de autorização prévia, nomeadamente em termos de rotulagem de embalagem e da própria bebida.
“O IVDP autoriza o uso da marca Portonic nos termos indicados em regulamento próprio, com vista à garantia da protecção da denominação de origem Porto”, indica o instituto em comunicado. Esta marca pode ser apresentada em garrafa, lata ou outro tipo de embalagem, com diferentes capacidades, desde que aprovado.
A necessidade de aprovação prévia de todos estes elementos prende-se com o trabalho de protecção da marca, da imagem e do prestígio associado à denominação de origem Porto. Além disso, o IVDP quer garantir a qualidade de todas as bebidas e confirmar se não apresentam informações enganosas ou susceptíveis de gerar confusão no consumidor.
Antes de chegar ao mercado, a bebida que quiser ser Portonic terá de ser alvo de uma análise organolética e físico-química e terá de ser inteiramente embalada no interior da Região Demarcada do Douro ou do Entreposto de Vila Nova de Gaia.
«Esta autorização visa criar novas formas de consumo que permitam conquistar relevância junto do público jovem, através de novas experiências associadas ao convívio e aos bons momentos da vida», comenta ainda Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.