Porto na corrida a Capital Europeia do Turismo Inteligente em 2025
O Porto pode vir a ser eleito Capital Europeia do Turismo Inteligente em 2025. A Comissão Europeia anunciou a shortlist das sete cidades que concorrem a este prémio e a cidade Invicta está entre as candidatas. Também Aveiro concorre a um prémio, mas na categoria Pioneira Verde Europeia do Turismo Inteligente.
A distinção da Capital Europeia do Turismo Inteligente visa premiar as cidades que “demonstram um compromisso excepcional em moldar o futuro do turismo sustentável e inovador”, informa a Comissão Europeia em comunicado. O prémio pretende ainda “fomentar o networking e a partilha de melhores práticas” entre as cidades europeias.
As sete cidades que concorrem ao título de Capital Europeia do Turismo Inteligente foram apuradas a partir de 21 cidades candidatas de 10 países. Além do Porto, concorrem ao prémio Bruxelas (Bélgica), Génova (Itália), Konya (Turquia), Lahti (Finlândia), Lviv (Ucrânia) e Turim (Itália).
Em relação ao Porto, a Comissão Europeia sublinha que o compromisso da cidade com o tema da sustentabilidade reflecte-se na sua “ambiciosa estratégia ‘Visão para o Futuro Sustentável do Destino Porto’, que equilibra o crescimento do turismo com a conservação ambiental. Como parte desta visão, a cidade alinha os seus esforços com normas internacionais como a ISO 37120 e o Pacto Climático do Porto, trabalhando para a neutralidade carbónica até 2030”. Além disso, também as “soluções de mobilidade verde desempenham um papel significativo no quadro de sustentabilidade do Porto”, reitera a Comissão Europeia, destacando a rede de ciclovias que se estende por 55 km e oferece mais de 200 pontos de partilha de bicicletas e scooters.
Já o concurso Pioneira Verde Europeia do Turismo Inteligente tem como objectivo premiar “destinos turísticos sustentáveis emergentes e inconvencionais”. Nesta categoria, Aveiro concorre lado a lado com as cidades de Benidorm (Espanha), Jurmala (Letónia), Liepāja (Letónia), Nea Propontida (Grécia), Panevėžys (Lituânia) e Sliven (Bulgária).
Nos dias 26 e 27 de Novembro, as cidades finalistas irão apresentar as suas propostas a um júri europeu, que irá seleccionar a Capital Europeia do Turismo Inteligente e a cidade Pioneira Verde Europeia do Turismo Inteligente para 2025. As vencedoras receberão apoio ao nível da comunicação e branding do destino.