Portes grátis em compras online levam os portugueses a gastar mais 88%

Os portugueses gastam mais 88% em compras online se os portes forem grátis, revela uma nova análise do KuantoKusta. A diferença no valor gasto quando os portes não são pagos representa um crescimento de 8,09% em relação ao ano anterior.

O estudo realizado, que tem como objectivo perceber o impacto dos portes gratuitos nas decisões de compra dos consumidores, revelou ainda variações significativas em diferentes categorias de produtos.

Nas categorias de lifestyle, que englobam produtos com valor unitário mais baixo e de compra recorrente, o efeito percentual dos portes gratuitos no aumento do ticket médio revela-se ainda mais díspar.

Por exemplo, nos produtos de puericultura e brinquedos, quando os portes são gratuitos, os consumidores gastam, em média, 129,32 euros, o que equivale a mais 337,17% do valor médio de compras em lojas e comerciantes que cobram portes de envio (29,47 euros).

Já em artigos de casa e decoração e de papelaria e escritório, o aumento do valor gasto quando os portes são gratuitos é de 227,56% e 226,55%, respectivamente.

Outro destaque é o impacto positivo dos portes gratuitos em tecnologia: os portugueses gastam, em média, mais 125,61% em encomendas de smartphones e acessórios, e mais 112,14% em produtos de imagem e som, nessas circunstâncias.

Além disso, quando os portes são cobrados, em média, 7,99% do valor total da encomenda corresponde aos portes de envio e são as áreas de escritório e papelaria, cultura e lazer, e animais de estimação que apresentam a maior incidência dos portes no valor total da encomenda, com 17,95%, 16,73% e 14,55%, respectivamente.

«Estes dados recolhidos do nosso marketplace fornecem uma visão muito relevante sobre o comportamento dos consumidores em relação aos portes de envio e têm o potencial de impactar significativamente as estratégias de venda dos comerciantes e empresas. A oferta de portes gratuitos é cada vez mais um factor importante para convencer os consumidores, especialmente em categorias de produtos com compras recorrentes e valor unitário mais baixo», explica, em comunicado, Ana Rego, gestora de Comunicação do KuantoKusta.

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