Qual a diferença entre os hambúrgueres dos anúncios e os dos restaurantes?

Quantas vezes já foi atraído a cadeias de fast food por ter visto imagens apelativas dos seus produtos em anúncios? E quantas vezes essa mesma imagem correspondeu à realidade?

De facto, os consumidores questionam com frequência o aspecto dos hambúrgueres apresentados nas campanhas da McDonald’s, e o daqueles que são servidos nos restaurantes da marca.

A cadeia de fast food podia ter insistido no argumento de que os produtos são exactamente iguais. Mas a McDonald’s do Canadá optou por um caminho diferente. Numa página da marca dedicada a perguntas e respostas, naquele país, surgiu a questão “Porque é que a comida dos anúncios tem um aspecto tão diferente da das lojas?”.

Como resposta, Hope Bagozzi, directora de Marketing da McDonald’s Canadá, apresentou um vídeo onde é comparado um hambúrguer que acabou de sair de um restaurante da McDonald’s, com outro feito pelo food stylist da marca, especialmente para ser fotografado em campanhas publicitárias.

Como é descrito na Exame brasileira, a responsável com o pelouro de Marketing explica no vídeo que o hambúrguer servido na hora foi feito em cerca de um minuto, ao passo que o processo de preparação de hambúrgueres em sessões fotográficas leva algumas horas. Ainda assim, ressalvou Hope Bagozzi, os ingredientes são exactamente os mesmos dos restaurantes.

Como explicou o fotógrafo da iniciativa, as fotografias de ambos os hambúrgueres foram tiradas na mesma direcção e com a mesma intensidade de luz. «Queremos mostrar os pickles e todos os condimentos, à medida que construímos [o hambúrguer]. Na loja eles acabam por ficar alinhados de forma natural». O objectivo, avança o profissional, é revelar todos os ingredientes que compõem o produto.

«Percebe-se que existe uma diferença no tamanho. A caixa em que o hambúrguer é armazenado mantém-no quente, o que cria vapor e faz com que o pão se contraia um pouco», explica Hope Bagozzi. «Mas a principal diferença está no facto de termos pegado em todos os ingredientes que estão normalmente escondidos debaixo do pão, e puxámo-los para o primeiro plano, para que possam ser vistos», remata.

 
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