Porque é que o McDonald’s virou os arcos de cabeça para baixo?

Digam adeus ao McDonald’s e olá ao WcDonald’s. Está no ar mais uma campanha da marca que troca temporariamente os seus arcos dourados por um “W”, piscando o olho ao anime e à manga. Esta aposta, que não chegará a terras portuguesas, estende-se também ao packaging, a um novo molho e uma série de pequenas histórias de manga e anime do WcDonald’s.

E porquê esta estratégia? Tudo se deve às menções feitas há muito à cadeia de fast food norte-americana em programas televisivos, banda desenhada e videojogos. Segundo revela a Fast Company, a primeira referência aconteceu em 1981, no franchise Cat’s Eye, e mais tarde na adaptação televisa em 1983. Desde então, o WcDonald’s já surgiu em dezenas de programas e livros como Sonic X, Cowboy Bebop: The Movie e Otaku Elf.

As aparições normalmente passam pelos arcos invertidos numa rua movimentada, personagens a comer um hambúrguer WcDonald’s ou os trabalhadores vestidos com o uniforme vermelho e amarelo. E tudo se torna agora realidade, já que os consumidores poderão mesmo comer WcNuggets com molho agridoce num packaging que imita aquele da ficção, desenvolvido pelo artista japonês de manga Acky Bright.

«Ainda que seja um artista de manga, é com frequência que recorro à paródia de marcas reais para evitar problemas judiciais, mas esta situação foi única porque o próprio McDonald’s deu início à paródia, algo único no Mundo», escreve o artista num e-mail para a Fast Company.

A McDonald’s também trouxe para esta campanha o estúdio japonês de animação Studio Pierrot para produzir quatro curtas de anime. Conhecido por dar vida ao anime Naruto, o estúdio deu foco a um grande tema em cada episódio: acção, romance, fantasia e mecha (diminutivo de mecânico, como os Transformers, por exemplo).

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