
Porque é que o logótipo da Maserati é um tridente? Há um deus a servir de inspiração
A Maserati é uma das marcas de automóveis mais antigas da Europa e também uma das mais reconhecidas. Além do nome, o seu logótipo tornou-se num símbolo que chama a atenção à primeira vista. Trata.se de um tridente e está relacionado com um deus.
A história da Maserati começa em Bolonha, em 1914. Nesse ano, Alfieri Maserati, cujo apelido deu o nome à marca, registou o nome e a patente.
Inicialmente, o negócio da Maserati era uma oficina na qual os irmãos começaram a trabalhar nos seus projetos até ao início da Primeira Guerra Mundial. Terminado o conflito, encontraram uma fábrica abandonada e aí começou aquela que seria a empresa que hoje conhecemos. Por volta de 1920, era necessário um logótipo e encontrariam inspiração na própria Bolonha.
Na Plaza Mayor da cidade existe uma estátua de Neptuno, o deus romano das águas e dos mares equivalente ao Poseidon grego. Precisamente, o símbolo mais reconhecível, tanto de Neptuno como de Poseidon, é o tridente que sempre transportam.
Uma espécie de arpão de três pontas que, segundo a mitologia, quando o deus o batia no solo era capaz de provocar terramotos, gerar tsunamis e provocar naufrágios de navios. Foi o ceptro com que controlou as águas e foi também uma referência para a Maserati, uma vez que a marca não hesitou em fazer dele o seu grande símbolo.
Após várias décadas de sucesso, tornando-se um dos fabricantes mais importantes da Europa, na década de 90 a Maserati foi adquirida pelo Grupo Fiat. O modelo Quattroporte de quatro portas torna-se um dos mais vendidos da história da marca.