Porque é que a Adidas se chama assim? A origem curiosa do nome da marca desportiva

A Adidas é uma das maiores empresas têxteis do mundo, com quase 2.000 lojas a nível mundial em 2023. A marca de roupa desportiva, fundada em 1949, está presente em mais de 50 países. E é precisamente ao seu fundador que se deve o nome que sobreviveu até aos dias de hoje.

Nos anos 20, os irmãos Dassler, Adolf e Rudolf, dirigiam uma fábrica de calçado desportivo na Alemanha. Um período que coincidiu com a ascensão do nazismo ao poder. Aqui as versões divergem. Uns dizem que os nazis obrigaram os irmãos a aderir, outros que apenas um dos dois ficou convencido.

Seja como for, o facto é que, após a Segunda Guerra Mundial, a relação entre Adolf e Rudolf deteriorou-se consideravelmente, pelo que cada um fundou uma marca. Ambas são duas das marcas mais famosas que existem atualmente. Adolf criou a Adidas, Rudolf criou a Puma. A explicação para o primeiro é bastante simples. O seu nome era Adolf, mas era carinhosamente conhecido como Adi. Assim, juntando esse termo com a primeira sílaba do seu apelido (Das), foi criada a Adidas.

Rudolf seguiu o mesmo padrão para a sua marca. Ruda (Ru do seu primeiro nome e Da do seu apelido), mas meses depois decidiu mudar as consoantes do termo, embora mantivesse as vogais. Escolheu Puma, referindo-se ao felino e querendo transmitir caraterísticas do animal como velocidade, agilidade ou resistência nos seus desenhos.

Como a própria marca refere, quando Adolf fundou a marca, apenas fabricava sapatilhas, pelo que o logótipo estava intimamente relacionado. O primeiro apresentava um sapato desportivo com chuteiras e as emblemáticas três riscas, situadas entre duas linhas, que eram duas extensões das letras d de adidas.

Outro dos seus grandes símbolos, para além das três riscas, seria o trevo, que só chegou em 1972, quando a marca começou a comercializar outras peças de vestuário.

 

Artigos relacionados