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Porque a vida muda, a CA Vida mudou com a sua nova app
Conscientes de que o mundo actual é cada vez mais digital, que os comportamentos de procura e aquisição dos consumidores mudaram significativamente e que conduziram sectores como Telecomunicações, Grande Distribuição, Retalho e Serviços a reinventar os seus modelos de negócio, utilizando a tecnologia para diferenciar a experiência de consumo, acreditamos que este é também o caminho da CA Vida e de todo o sector segurador.
Este sector mudou. Existe uma maior competitividade, uma vontade cada vez mais explícita de proximidade e relação com o cliente, que, aliada à mudança de comportamento do consumidor, leva a CA Vida a repensar o seu modelo de negócio, colocando, ainda mais, o cliente no centro da equação.
Nos 25 anos de existência da CA Vida, a companhia adoptou um modelo de negócio assente no seu canal de distribuição exclusivo, o Crédito Agrícola, com uma interacção contratual com os seus clientes.
No entanto, o novo modelo de negócio que estamos a desenvolver actualmente vem impor uma mudança de paradigma. A estratégia passa a estar centrada no cliente, com a integração de aplicações e diferentes canais de interacção, numa lógica de omnicanalidade, proporcionando uma Customer Journey cada vez mais personalizada, em que o processo de aquisição e de gestão de seguros é simples, seguro e customizado.
Enfrentamos o desafio da Transformação Digital e da Inovação, com uma visão 360º do cliente e das suas expectativas. Pretendemos elevar a fidelização dos nossos clientes e a nossa proposta de valor. E esperamos continuar a inovar e a provocar mudanças no mindset dos colaboradores, da rede de distribuição e dos clientes, respondendo às suas expectativas e garantindo que têm a melhor experiência de serviço, nos diversos canais de interacção/contacto com a CA Vida.
ECOSSISTEMA DIGITAL DA CA VIDA: NOVOS CANAIS DE INTERACÇÃO
Com base nessa estratégia, a CA Vida apresentou recentemente os seus novos canais de interacção, que pretendem transformar a experiência dos clientes actuais e futuros. Um ecossistema digital que irá proporcionar mais comodidade, transparência, eficiência e simplicidade a todos os utilizadores, permitindo que estes possam dedicar mais tempo ao que realmente importa: a sua Vida.
Foi no passado mês de Novembro, numa campanha maioritariamente digital, que a CA Vida entrou no mundo digital, com o lançamento do website www.cavida.pt e em especial da MyVida, uma área dedicada exclusivamente aos nossos clientes, e que pode ser acedida também através da app MyVida.
Esta é uma aproximação clara aos nossos clientes por via digital, que permite aos mesmos aceder à sua área reservada para consultar e gerir os seus contratos, actualizar dados pessoais e contratuais, ou aceder e descarregar toda a documentação contratual e fiscal. Com a app MyVida, disponível para iOS e Android, a CA Vida coloca na palma da mão dos clientes todas as funcionalidades e serviços disponíveis para o seu perfil. Esta aplicação foi desenhada para simplificar a gestão dos seguros de vida, oferecendo aos clientes total acesso a partir de qualquer dispositivo. Um conceito que dá ao cliente o controlo da “Sua Vida”, conseguindo em qualquer momento gerir os Seguros Vida e Investimentos, que lhe asseguram um futuro de qualidade.
Acreditamos que estes canais digitais vêm não só simplificar o acesso aos serviços da seguradora, mas também melhorar a eficiência operacional da companhia e do nosso canal de distribuição, e, por conseguinte, reforçar o nosso compromisso para com o cliente, ao nível da experiência de utilização e satisfação com o serviço prestado. Mas este é apenas o ponto de partida, toda a companhia e em especial o marketing têm ainda um grande desafio pela frente.
A VIDA MUDA. E A CA VIDA TAMBÉM: PARA MELHOR
Em termos estratégicos, a CA Vida procurou com esta campanha cumprir dois grandes objectivos para a marca: awareness, ao reforçar junto do público o seu propósito de proteger em todos os momentos da vida, onde quer que esteja. E claramente promover o seu ecossistema digital, ao posicionar-se como um parceiro disponível para responder a qualquer momento, reforçando que é uma seguradora vida próxima e ligada àqueles de quem cuida.
Mas nesta lógica de omnicanalidade, o grande desafio para a Direcção de Marketing passou por implementar uma campanha com uma narrativa, clara e eficiente, com uma comunicação consistente, independentemente dos meios ou dos canais de interacção com o cliente, físicos ou digitais.
Para enfrentar este desafio e os objectivos estratégicos da campanha, contámos com o apoio da Agência FullSix (Grupo Havas) para desenvolver o conceito criativo desta transformação e dar vida à campanha de comunicação, que contou ainda com a gestão estratégica da equipa de Performance da agência.
A Vida Muda. Um conceito simples, claro, mas que, aliado à tecnologia, à criatividade e até ao humor, consegue transmitir conteúdo relevante, alcançando de forma eficaz os públicos da campanha: clientes e consumidores. Um conceito assente na ideia de que, independentemente dos planos que fazemos, a vida é imprevisível. Existem mudanças que não controlamos ou prevemos, boas ou más.
A Vida Muda e a CA Vida também muda. Um claim que evidencia como a CA Vida está mais conectada do que nunca, através do novo site e app. Reforça o nosso compromisso enquanto marca mais ligada, mais humana e mais próxima de quem protege, ditando assim para 2025 um novo posicionamento.
Uma campanha multimeios que coloca o foco da comunicação e do investimento maioritariamente na abordagem directa aos nossos clientes, com o objectivo de promover os novos touchpoints, criar tráfego ao novo website e promover a autenticação na área de cliente MyVida. A forte presença desta campanha na Rede Crédito Agrícola, com suportes físicos e digitais, vem, uma vez mais, reforçar a importância do nosso canal exclusivo na interacção da CA Vida com os clientes. E, simultaneamente, foi ainda feito um esforço acrescido de investimento num plano de meios digital de elevado alcance, que nos irá permitir, ao contrário das campanhas tradicionais, monitorizar as interacções e o engagement dos consumidores/clientes à marca e aos novos canais.
Este é o ponto de partida para aumentar a notoriedade que a CA Vida já tem e assegurar um maior envolvimento e proximidade com o nosso cliente.
» Susana Fava, Directora de Marketing da CA Vida
Este artigo faz parte da edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.