Pornhub usa Inteligência Artificial para recuperar filmes eróticos antigos
A tecnologia pode ter múltiplas finalidades, incluindo a recuperação de filmes eróticos antigos. A proposta chega do Pornhub, que decidiu recorrer a Inteligência Artificial (IA) para restaurar películas com dezenas de anos e dar cor a imagens que até agora apenas podiam ser vistas a preto e branco.
“Remastured” é o mote do projecto, dedicado a filmes do século passado e que, por isso, são descritos como “vintage” pela plataforma especializada em conteúdos de entretenimento para adultos. Segundo é explicado em comunicado, foram usadas ferramentas de machine learning junto de mais de 100 mil vídeos e imagens que integram a biblioteca do Pornhub para ensinar a Inteligência Artificial a transportar os conteúdos pornográficos de 1890 a 1940 para a actualidade.
“Desde o momento em que alguém descobriu como gravar imagens em movimento, as pessoas têm feito filmes para adultos”, garante o Pornhub. «Achámos que era importante não só preservar, mas modernizar estes filmes e estamos muito entusiasmados por incluir esta selecção de material vintage recuperado na nossa biblioteca.»
O Pornhub adianta ainda que o principal desafio prendia-se com o facto de as tecnologias não estarem preparadas para colorir conteúdos eróticos. Embora esta seja uma prática já comum, faltavam referências para a Inteligência Artificial saber o que fazer com mamilos, por exemplo.
Para dar a conhecer a novidade, a plataforma juntou-se à agência criativa Officer & Gentleman e ao estúdio Espada Santacruz para desenvolver uma campanha de comunicação. Assista ao spot publicitário em baixo: