Porco alentejano dá mote a almoço de Inverno

Celebrar o porco alentejano é o objectivo do São Lourenço do Barrocal ao pensar um almoço especial para dia 26 de Janeiro. O hotel alentejano convida todos os adeptos desta raça para uma refeição que pretende honrá-la das entradas às sobremesas – e do focinho à cauda.

O chef José Júlio Vintém será o responsável pelo menu, que incluirá sugestões como Torresmos do Rissol, Cabeça de Xará, Pezinhos de Coentrada, Carne Cozinhada em Forno de Lenha ou Toucinho do Céu. As bebidas, por seu turno, serão vinhos regionais branco e tinto São Lourenço do Barrocal, além de a´guas e refrigerantes.

O preço por pessoa deste almoço é de 70 euros, baixando para 30 euros no caso de crianças dos cinco aos 12 anos. Crianças até aos quatro anos não pagam para participar nesta experiência.

Na companhia do fogo da lareira de exterior e de cante alentejano, o almoço em homenagem ao porco da região é a primeira de uma série de actividades de celebração dos 200 anos da herdade São Lourenço do Barrocal.

Segundo explica o hotel, o almoço celebra ainda uma tradição antiga do Alentejo: perante a falta de meios para compor a mesa, os trabalhadores do campo desenvolveram o hábito de adquirir, todos os anos, um porco para ser abatido no início do Inverno. As carnes eram preservadas, depois, através do fumeiro, da salga ou do próprio frio e, aliada a uma gestão controlada, permitiam o sustento das famílias até ao ano seguinte.

“Desde então, este dia é de festa, promovendo a fartura e o convívio, reunindo famílias e vizinhos à volta do lume e da mesa para os petiscos e para o estreitamento dos laços de solidariedade na comunidade.” É esse convívio que o São Lourenço do Barrocal pretende reproduzir.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift