Por um bom cuidado solar

Quem não gosta de aproveitar ao máximo um belo dia de sol? A exposição solar é um dos factores que mais alegria e boa disposição traz às nossas vidas. Contudo, a radiação emitida pelo sol comporta diversos perigos para a saúde, associados à exposição a raios ultravioleta, infravermelhos, luz visível, entre outros factores de risco. Esta radiação tem capacidade de atingir a superfície da pele, mas também de penetrar através das diversas camadas, causando danos em estruturas celulares.

Nesse sentido, os protectores solares são um “must have” para garantir protecção contra a radiação ultravioleta A (UVA) e B (UVB), bem como a luz visível, reduzindo o impacto negativo que a mesma possa ter na pele, quer no imediato, como, por exemplo, um escaldão, quer a longo prazo, como as alterações no ADN celular que, no limite, podem levar ao cancro cutâneo.

Durante 30 anos, os laboratórios Eau Thermale Avène têm vindo a inovar neste segmento, criando produtos cada vez mais eficazes e seguros com diferentes níveis de protecção para todos os tipos de pele sensível, minimizando ao mesmo tempo o impacto no ambiente. «Os produtos solares Avène são formulados com três prioridades em mente: segurança, eficácia e tolerância óptima, mesmo para a pele mais sensível », garante fonte oficial da marca.

Este ano, a grande novidade de Eau Thermale Avène, marca do portefólio da Pierre Fabre, é a gama Ultra Fluid, que previne o fotoenvelhecimento diário, com o relançamento de dois produtos: Ultra MAT protecção elevada FPS 50 e MAT Perfect protecção muito elevada FPS 50+. Estes produtos garantem uma óptima prevenção contra o fotoenvelhecimento, reduzindo em 95% os danos celulares induzidos pela luz azul. Com uma textura aquosa, podem ser absorvidos pela pele em apenas um segundo(1), tornando-se completamente imperceptíveis.

O Ultra MAT FPS 50 é um protector solar sem cor, com um acabamento invisível resistente à água; já o Ultra MAT Perfect FPS 50+ apresenta uma tonalidade universal adequada para todos os fototipos, proporcionando um acabamento natural. Seja qual for a opção, a gama Ultra Fluid consegue conciliar o apelo ultrassensorial com as exigências da pele sensível, como a necessidade de produtos sem álcool e sem perfume. Excelente base de maquilhagem não comedogénica (ou seja, que não provoca a obstrução dos poros), adapta-se a qualquer rotina diária e é resistente ao suor e à água.

Já disponível em farmácias e parafarmácias, bem como em algumas plataformas online, Ultra Fluid apresenta-se como uma gama versátil, que pode ser utilizada diariamente tanto por homens como por mulheres, sendo idealizada sobretudo para quem tem pele mista a oleosa.

Com uma quota de mercado de 21,1% (em volume) no canal das farmácias e parafarmácias, Avène assume a liderança no segmento de protecção solar no mercado nacional (dados HMR + IMS, YTD Abril 24, uni.). Com estas novidades, a marca espera reforçar a sua posição no mercado. «Nos últimos anos, o mercado de solares é um dos que mais cresce e acreditamos que muito se deve às campanhas de sensibilização desenvolvidas por várias marcas nesse sentido. Por isso, acreditamos que o melhor ainda está para vir e que vamos conseguir atingir os nossos objectivos», frisa fonte oficial da marca.

ESCOLHER A PROTECÇÃO IDEAL

A protecção solar deve ser uma preocupação de todos, numa multiplicidade de momentos. Quando nos expomos ao sol, seja na praia ou na cidade, durante uma hora ou ao longo de toda a tarde, estamos sempre a correr riscos. Entre os mais comuns estão os escaldões, a alergia ao sol, o envelhecimento da pele sob a forma de manchas ou até mesmo, em casos mais graves, o cancro da pele. É por isso que é essencial escolher cuidadosamente a protecção solar e o tempo que passamos ao sol, bem como seguir algumas regras básicas para uma exposição solar segura.

Os especialistas de Eau Thermale Avène ajudam a interiorizar algumas dessas regras. Desde logo, é importante saber que existem protectores com diferentes factores de protecção solar (FPS). Quem tem uma pele clara ou muito clara (fototipo I ou II) deve optar sempre por factores de protecção elevados ou muito elevados, nomeadamente FPS 50 ou 50+. No caso de pele com fototipo mais escuro, a escolha pode recair no FPS 30. A marca salienta ainda que em situações de exposição solar intensa e prolongada, a reaplicação de protector a cada duas horas e em quantidade generosa é fundamental para uma boa eficácia do produto. Por outro lado, a escolha da textura do protector solar deve também estar adequada ao tipo de pele, pois só assim se garante um cumprimento na frequência de aplicação.

O protector solar deve ser aplicado diariamente no rosto, sendo aconselhável a aplicação de um dedo (2 mg/cm² de pele) de produto no rosto e pescoço. Reduzir esta quantidade resulta numa diminuição significativa do nível de protecção, alertam os especialistas da marca. Além disso, é fundamental voltar a aplicar o protector solar frequentemente para manter a protecção, especialmente depois de transpirar, nadar ou limpar com a toalha.

«Hoje existe muito mais informação sobre hábitos de protecção solar e informação de qualidade. Por isso, o consumidor está cada vez mais informado e sabe cada vez melhor o que pretende. No entanto, ainda existe muita desinformação, nomeadamente no que diz respeito à escolha do protector adequado. Algumas pessoas ainda não sabem a importância de escolher um protector que seja eficaz contra a radiação UVA, UVB e luz azul visível. Outro motivo de desconhecimento é o factor de protecção, como é medido e como é definido e, para uma pele sensível, a diferença entre a utilização entre um FPS 50 ou um FPS 30 ou mesmo optar por um protector mineral pode fazer a diferença», frisa fonte oficial.

PROMOVER A LITERACIA

A literacia em Saúde é assim fundamental quando o assunto é a protecção solar. E a verdade é que a educação e promoção para a Saúde é um dos principais eixos de actuação de Eau Thermale Avène. A marca tem vindo a desenvolver inúmeras acções de literacia e sensibilização junto dos consumidores.

Neste âmbito, este ano Eau Thermale Avène é parceira da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A marca foi parceira do evento “Mexer contra o cancro”, que teve como objectivo colocar todos os participantes a praticar desporto e angariar fundos para a investigação contra o cancro. «Neste evento impactamos mais de 2500 pessoas, onde distribuímos protecção solar gratuita e mostrámos que a correcta aplicação do protector é um factor importante, através das nossas máquinas UV analyzer (câmaras UV que permitem mostrar as zonas onde aplicamos o protector solar)», sublinha fonte oficial da marca do portefólio da Pierre Fabre.

Além disso, a marca conta ainda com uma iniciativa direccionada para os mais jovens, a “Escola do Sol”, que consiste em dar formação a crianças dos 5 aos 12 anos, com o apoio de farmacêuticos. No âmbito desta iniciativa, foi criado um kit específico de formação, composto por uma apresentação adaptada a esta faixa etária, onde é transmitida a mensagem da importância da protecção solar, um livro de actividades e jogos e amostras de protector solar de criança.

(1) Teste de utilização pelo consumidor – 68 indivíduos, entre os 18-65 anos – e resultados ao 14.º dia. AV-228-06-24.

Este artigo faz parte da edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.

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