Por que está o Facebook a pedir desculpas?

Facebook-COO-Sheryl-Sandberg_rsNo Reino Unido, o Facebook está a ser investigado por alegadamente ter realizado um estudo psicológico sem o consentimento dos utilizadores. A polémica criada em torno do estudo obrigou Sheryl Sandberg, chief operating officer da rede social, a pedir desculpas em público.

O estudo que está no centro da polémica foi realizado em Janeiro de 2012, mas só recentemente divulgado. A experiência envolveu cerca de 689 mil utilizadores do Facebook, que ao longo de uma semana foram expostos a conteúdos menos negativos ou menos positivos do que o habitual nos seus feeds de notícias. O objectivo era o de apurar se existia um “contágio emocional”.

O estudo, realizado em parceira com a Cornell University e a University of California, foi publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” no passado dia 17 de Junho e conclui que os utilizadores que foram expostos a conteúdos menos negativos tinham menor probabilidade de escrever posts negativos, e vice-versa.

O Information Commissioner’s Office (ICO), o equivalente no Reino Unido à comissão de protecção de dados portuguesa, anunciou a abertura de um inquérito para apurar se o Facebook infringiu as leis de protecção de dados pelo facto de, alegadamente, ter manipulado o feed de notícias dos utilizadores sem o seu consentimento. Na sua investigação, o ICO anunciou que vai trabalhar com o seu congénere na Irlanda, onde estão sediados os escritórios da empresa na Europa.

Em reacção à abertura do inquérito, Sheryl Sandberg, chief operating officer do Facebook, afirmou que o estudo «foi mal comunicado. E por essa comunicação nós pedimos desculpa». «No Facebook levamos a privacidade e a segurança muito a sério, porque é isso que permite que as pessoas partilhem» a sua vida na rede social, reiterou a número 2 do Facebook.

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