Por que é que o logo do Facebook é azul? A resposta é inesperada

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Segundo dados do Statista, em 2024 contava com mais de 3.000 milhões de usuários ativos mensais, o que dá boa conta do seu sucesso em todo o planeta.

Um reconhecimento global construído ao longo de mais de duas décadas, desde que em Fevereiro de 2004, Mark Zuckerberg e outros colegas lançaram uma rede social na Universidade de Harvard que em breve ultrapassaria os muros da instituição.

E desde então, o azul tem sido a cor de identificação do Facebook. Não é por acaso e está diretamente relacionado com Mark Zuckerberg.

Como explicou numa entrevista à The New Yorker, o fundador desta rede social é daltónico, algo que descobriu alguns anos antes, ao fazer um teste online.

Esta condição afeta a percepção de cores como verde ou vermelho. No entanto, o azul percebe isso perfeitamente.

Azul é a cor mais rica para mim. “Consigo ver todo o azul”, revelou à referida publicação.

Portanto, é por isso que o azul está tão presente no Facebook. Além de aparecer no logotipo e na interface da rede social, é também a cor corporativa da Meta, que também agrupa outras plataformas como Instagram ou WhatsApp.

A mudança de nome

Embora hoje Facebook seja um nome reconhecível em todo o mundo, a verdade é que nas suas origens o termo era um pouco diferente. O TheFacebook foi lançado na Universidade de Harvard e logo alcançou outros campi, incluindo Yale, Columbia e Stanford.

Em agosto de 2005, a empresa comprou o domínio facebook.com, que lhe custou US$ 200 mil, e desistiu do: a partir de então era apenas Facebook, embora tivesse que esperar até 2006 para que saísse do ambiente universitário e se expandisse para o público em geral.

Artigos relacionados